Por Ricardo Antunes – Cotada para a vaga de vice na chapa da Frente Popular, como esse blog informou com exclusividade, a deputada Teresa Leitão (PT) teve um encontro reservado com o ex-presidente Lula. Segundo o blog apurou a conversa girou em torno das eleições desse ano, tanto no plano estadual quanto na questão nacional.
Em Pernambuco, o PT ainda insiste em ter a vaga do senado, mas essa é uma hipótese que o PSB já descartou. O senado está sendo reservado para um dos seis candidatos dos outros partidos que compõem a Frente Popular. “Não existe essa brecha.O PT já tem um senador e o correto será contemplar um dos nossos aliados ” disse sem a menor cerimônia uma fonte próxima ao Palácio.
Os nomes colocados são o dos deputados Eduardo da Fonte (PP), Silvinho Costa Fiiho (PRB), Sebastião Oliveira ( Avante), Wolney Queiroz (PDT) e André de Paula (PSD). Há um mês o blog também antecipou o favoritismo de André que tem o PSD cada vez mais próximo de Lula. Além disso, é um nome considerado leve e que agrega uma roupagem mais densa a chapa.
O encontro do ex-presidente e Teresa foi após o evento que discutiu a atual situação da educação no país. Ela segue segue como um dos nomes favoritos do PSB para integrar a chapa que será encabeçada pelo deputado Danilo Cabral (PSB). “Teresa é leal e tem a simpatia do governador “, acrescentou a mesma fonte.
EVENTO
Realizado na Fundação Perseu Abramo, o evento reuniu o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, ex-ministros e outras autoridades nacionais das áreas de educação, ciência e tecnologia e comunicação.
A reunião teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação da educação hoje, no governo Bolsonaro, principalmente no período pós-pandemia.
A apresentação do diagnóstico foi feita pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante. Depois, cada um dos convidados manifestou sua opinião, sob diferentes prismas.
Estiveram presentes os ex-ministros Aloizio Mercadante, Fernando Haddad, Sérgio Rezende, Franklin Martins. E ainda: a coordenadora do Setorial de Educação do PT e deputada estadual (PE) Teresa Leitão; deputada federal Rosa Neide, coordenadora do Núcleo de Educação do Congresso Nacional; Carlos Abicalil, coordenador do NAPP Educação; Elen Gera, secretária de Educação do Piauí; Binho Marques, ex-governador do Acre.
Virtualmente também participaram o presidente da CNTE Heleno Araújo; Janaína de Oliveira, da Fundação Perseu Abramo; e Luiz Antonio Elias, do NAPP Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para a coordenadora nacional do Setorial de Educação do PT, “a síntese é caótica”. Teresa Leitão aponta alguns dos problemas detectados pelos participantes. “Nós estamos com perda de estudantes, uma imensa evasão escolar tanto no ensino médio quanto nas creches, redução do número de matrículas. Temos cortes brutais na educação básica e no ensino superior, problemas com a relação federativa (municípios, estados e União), perda de cientistas por falta de estímulos. A situação é muito grave”.
Após ouvir os especialistas, o ex-presidente Lula emitiu sua opinião. “É preciso fazer a sociedade entender o que está acontecendo. O que a gente fez não pode voltar à estaca zero. Fies, Sisu, Enem, investimentos, tudo voltou à estaca zero. Íamos chegar ao décimo degrau e eles voltaram para o segundo. É preciso recuperar o que fizemos e avançar”, disse.







