Por Ricardo Andrade – Nesse dia 10 de fevereiro, o cantor e compositor, Getúlio Cavalcante completa 80 anos. Embora seja um dos maiores compositores de frevo de Pernambuco, ele compõe em diversos ritmos, dentre eles, sambas, maracatus, boleros, valsas etc. Gravado por artistas de todo país, tais como, Noite Ilustrada e Martinho da Vila.
Getúlio, que é natural do município de Camutanga(onde já foi vice-prefeito), é chamado de “Menestel dos Blocos”, cantado por várias agremiações. Com a música, “O Bom Sebastião”, foi campeão do carnaval por Banhistas do Pina, que conquistou 7 títulos consecutivos.
Também foi campeão de vários festivais de frevo, e também desfilou muitos anos com o Bloco da Saudade. Ao lado de grandes compositores, como Nelson Ferreira, Raul e Edgar Moraes, Capiba, Antônio Maria, Luís Bandeira, e tantos outros, Getúlio Cavalcante não apenas manteve a tradição, mas “comeu poeira”, num expressão que ele mesmo se utiliza, para demonstrar seu amor pelos blocos de pau e corda.
Entre seu primeiro sucesso (Você gostou de mim) até o “Último Regresso”, Getúlio expressa a nostalgia e a alegria dos grandes e eternos carnavais, com suas belas letras e lindas melodias. Tive o prazer de conhecer suas músicas, através de meu pai, o também compositor, Joel Andrade(autor do Hino do Paulista), e hoje tenho o prazer de ser seu amigo, e fazer parte dessa nova geração de compositores, do genuíno frevo pernambucano, patrimônio cultural da humanidade.
EVOÉ, vida longa Getúlio Cavalcante, o povo te agradece, parabéns e que Deus te ilumine e proteja sempre.
Ricardo Andrade é cantor e compositor, Presidente do Bloco Lírico Flabelo Encantado







