Por Ricardo Antunes – Antes da convocação da lista final com os nomes dos 26 atletas que representarão o Brasil na Copa do Mundo do Catar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exibiu uma peça publicitária para promover a blusa da Seleção Brasileira. O vídeo de apresentação, segundo a repórter Stefany Fernanda, do Metrópoles, constitui uma estratégia da CBF para dissociar o cunho político atribuído ao uniforme, já que, nos últimos quatro anos, o item foi utilizado como símbolo de apoiadores do atual presidente República, Jair Bolsonaro.
O vídeo de apresentação contou com imagens de brasileiros vestindo a camisa verde-amarela e trechos da música “Tão Bem”, de Lulu Santos. Por meio dessa campanha, a CBF busca despertar novamente a paixão do torcedor pelo Brasil, associando o refrão da música ao manto da Seleção.
“É o início de uma campanha institucional. Passará na TV aberta e fechada, e nas redes sociais. É para mostrar que todos podem se sentir bem com a camisa da Seleção”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
No período eleitoral, a CBF e a comissão técnica da Seleção evitaram se manifestar sobre qualquer assunto envolvendo partido ou movimentos políticos. O único jogador que “quebrou” o protocolo imposto pela entidade foi o atacante Neymar Jr., que anunciou seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
SEGURANÇA
O grupo antibombas fez uma vistoria no hotel que Lula vai se hospedar na noite desta terça-feira, em Brasília. Dois carros estão em vigilância em frente ao Hotel Meliá, no centro de Brasília. Há cães farejadores.

INSPEÇÃO
Gandalf, um dos três cães que farejaram o hotel, conseguiu localizar o dispositivo escondido por policiais para garantir que a vistoria havia sido feita com sucesso. Mel e Lanse, os outros dois cachorros da Polícia Federal, também vasculharam o local e não identificaram nada.
ALVO DE OPERAÇÕES
A campanha de Jair Bolsonaro à reeleição gastou quase R$ 5 milhões pelos serviços de uma gráfica cujo dono é um velho conhecido da Polícia Federal e da Justiça, alvo de operações que apuram lavagem de dinheiro e fraudes licitatórias em Pernambuco entre os anos de 2020 e 2022.
ALTAS DESPESAS
Segundo a prestação de contas do Partido Liberal (PL) fornecidos ao Tribunal Superior Eleitoral, a Unipauta Formulários Ltda foi contratada apenas no segundo turno, mas já representa o quarto maior gasto de Bolsonaro na eleição.
BOLSA FAMÍLIA
Interlocutores de Lula receberam de membros do Judiciário um caminho que poderia assegurar o auxílio de R$ 600 em 2023 sem depender da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

ALTERNATIVA
A sugestão é recorrer à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a renda mínima, projeto de Eduardo Suplicy, para pagar o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.
”CONFRARIA SEM DIÁLOGO”
O líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL), reclamou de falta de diálogo da equipe de transição com líderes partidários do Congresso. De acordo com ele, não houve convite para conversas “de nenhum tipo”.
REPROVAÇÃO
Ele também criticou a postura do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). De acordo com Portinho, esse é um movimento que deveria ter sido iniciado por Pacheco, mas não houve espaço para isso na reunião de líderes que ocorreu esta semana.
ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS
É verdadeira a informação de que o Ministério Público Estadual do Paraná denunciou o vice-prefeito de Palmas, Bruno Goldoni, por participar de atos antidemocráticos que contestam, sem evidência, o resultado das eleições deste ano.

PROVAS
No despacho, o promotor José de Oliveira Júnior apresenta registros de postagens de Goldoni no seu perfil no Instagram que mostram o político discursando numa mobilização em frente à 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exército, em Palmas.
DEBATE
A gestão pública nos Estados e o cenário para os próximos quatro anos serão tema de um dos painéis da 25ª Conferência da Unale que acontece nesta quarta, quinta e sexta-feira na Arena Pernambuco.
PARTICIPANTES
A questão será abordada pelos governadores eleitos de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Goiás, Ronaldo Caiado; e de Pernambuco, Raquel Lyra.
FOTO DO DIA
