Por Ricardo Antunes — Inflação, juros altos e crescimento zero. Esse é o cenário que se está desenhando para 2022. O teto fiscal que Paulo Guedes e sua equipe queriam foi para o espaço e o Governo Bolsonaro vai sofrer novo abalo, pois a confiança dos investidores vai diminuir.
É o cenário com que a oposição sonhava. Por culpa do próprio governo, que “bate cabeça” e ainda nem sabe qual o valor do auxílio. Para complicar, os caminhoneiros não aceitam o bônus, querem mais dinheiro e prometem parar tudo no dia primeiro de novembro.
O clima é pesado e as nuvens são cinzentas. Governo pode pagar um preço alto por não ter feito o dever de casa.
TEMOR
Os quatro secretários do Ministério da Economia que pediram demissão hoje (21) temiam responder por improbidade no Tribunal de Contas da União e na Justiça por eventuais irregularidades na gestão das contas públicas com a gambiarra no teto de gastos.

PEDALADA
Eles já tinham ameaçado pedir demissão e afirmaram ao ministro Paulo Guedes que não assinariam qualquer medida que infringisse a legislação fiscal.
MAIS GASTOS
Em em Sertânia, interior de Pernambuco, Jair Bolsonaro prometeu bancar uma ajuda a caminhoneiros autônomos para compensar a alta no preço do combustível. Contudo, o presidente da República não informou de onde virá o dinheiro para custear mais esse agrado.

ACUSAÇÃO
Integrantes do PSDB que apoiam Eduardo Leite nas prévias do partido protocolaram nesta denúncia de fraude no registro de filiação de prefeitos e subprefeitos de São Paulo, reduto de João Doria.
DEFESA
O PSDB-SP negou a acusação, alegando que as mais de 120 filiações realizadas em 2021 são regulares e seguem o disposto no estatuto partidário.
CONTATO
O ex-presidente Lula e o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica acordaram nesta semana que irão manter contato mensal para conversar sobre a América Latina e temas da atualidade.

À DISTÂNCIA
A informação foi revelada pela revista uruguaia Búsqueda. A dupla ainda não tem um encontro presencial marcado e pretende se falar virtualmente.
CULTURA
O secretário especial de Cultura Mario Frias anunciou o lançamento de uma campanha em prol de grupos circenses itinerantes no país.
CIRCO
Os detalhes da iniciativa anunciada pelo governo federal, batizada como “Respeitável Circo”, ainda não estão disponíveis para os cidadãos, mas a campanha inspirou uma solenidade em Brasília, com direito à presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro fantasiada de palhaça.

COINCIDÊNCIA
Falando em circo, a DireitaBR, que se considera a maior revista conservadora do país, vai fazer um congresso em Pernambuco, na esteira da visita de Jair Bolsonaro ao estado. O evento, marcado para amanhã e sábado, vai ocorrer nas estruturas do Circo Maximus, instalado no estacionamento da universidade Salgado de Oliveira.
PRESENTES
Entre os palestrantes, estão o youtuber bolsonarista Bernardo Küster, A médica Nise Yamaguchi, e o ministro do Turismo Gilson Machado Neto.
FOTO DO DIA:








