Por Ricardo Antunes — O presidente Jair Bolsonaro “é ingrato quando fala mal da Petrobras”, diz o colunista Fernando Castilho em artigo desta terça (29), no JC Online. É verdade. A estatal lhe entregou R$ 156,2 bilhões, entre tributos próprios e participações governamentais, somente em 2021.
Um dos melhores colunistas do Brasil, Castilho diz que, enquanto o presidente da República não se cansa de criticar a empresa, acusá-la de suposta ineficiência e ameaçar vendê-la, “a Petrobras gera alta receita para a União, grandes lucros para acionistas, paga seus impostos em dia, e ainda repassa aos estados os impostos que recebe na condição de contribuinte substituta”.
Ainda segundo Fernando Castilho, o problema, é que o presidente decidiu terceirizar a culpa do Governo Federal, que desde o governo de Michel Temer atrelou os preços da Petrobras ao dólar, pela escalada de preços no Brasil. Ao invés de mudar a política de preços da estatal, ou de bancar políticas sociais com os polpudos lucros que a empresa proporciona, Jair Bolsonaro, prefere “jogar para a torcida” dizendo que a empresa “é uma desgraça”, conclui ele.
Pura verdade.
É isso.
CRUCIFICADA
Quem se aproveita das injustiças contra a Petrobras, é o ex-presidente Lula (PT), que durante evento com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) no Rio, comparou a estatal com Jesus Cristo: “Crucificaram a mais importante empresa que nós tínhamos no Brasil”.

ENCONTRO
‘Pai do Plano Real’, e coordenador do programa econômico de Geraldo Alckmin em 2018, Pérsio Arida se encontrou com o petista Aloisio Mercadante (PT), em SP.
CONVERSA
Arida afirma que a conversa teve como objetivo debater “temas econômicos”. Mas que ele não pretende fazer parte da campanha de nenhum candidato, nem ser responsável por preparar planos de governo.
CRESCIMENTO
A janela partidária, que permite aos parlamentares trocarem de partido no mês de março em anos eleitorais, está fazendo muito bem ao PP. Faltando 72 horas para a janela se fechar, o PP engordou sua base: alcançou hoje 56 deputados. Em 2018, o partido saiu das urnas com 38 deputados eleitos. Um crescimento de 50%.
MALVADO FILIADO
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha acertou nesta terça-feira (29/3) a filiação ao PTB. Ele pretende concorrer ao cargo de deputado federal por São Paulo caso consiga recuperar os direitos políticos.

ENQUADRADO
Diretamente da Alemanha, Sérgio Moro telefonou para Simone Tebet (MDB) para pedir apoio caso ele continuasse pontuando acima dos outros nas pesquisas. Acabou levando uma ‘enquadrada’ da senadora, que disse que ele era bem-vindo ao grupo dela, mas que ele seria “apenas mais um partido”.
VIAGEM
Depois do ocorrido, o pré-candidato do Podemos à Presidência, embarca nesta quarta-feira para São Paulo, onde prosseguirá seus contatos com representantes da 3a Via.
AUMENTO
Virou lei o aumento de 13% para servidores do TCE. A medida beneficia o governador Paulo Câmara; o deputado federal Danilo Cabral; o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; e a ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos. Todos auditores concursados do TCE.
LIVE
Em Live com o cientista Político Ricardo Andrade, o ex-deputado Federal, Maurício Rands, afirmou que o partidos brasileiros carecem de democracia interna, e lembrou o episódio de sua saída do PT, afirmando que, o que aconteceu com ele, ocorreu agora com a Deputada Marília Arraes.

CLÁUSULA DE BARREIRA
Ricardo Andrade por sua vez, afirmou que o sistema partidário, não comporta os mais de 30 partidos da atualidade, daí a emergência da cláusula de desempenho e as frentes partidárias. Os dois debateram ainda sobre o papel das mídias, dos militares e das religiões no processo eleitoral.
FESTA DO INTERIOR
Petrolina terá São João. A maior cidade do sertão confirmou a liberação do evento após dois anos sem a festa devido à pandemia. O prefeito Miguel Coelho (UB), que está deixando o município para se candidatar ao Governo do Estado, fez do evento um dos maiores do Nordeste
4ª DOSE
Falando nisso, o Recife começou a vacinar hoje com a quarta dose da Vacina da Covid-19 os maiores de 65 anos que tenham recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses. São 120 mil pessoas nessa faixa etária.
FOTO DO DIA:








