Por Ricardo Antunes — O deputado Cacá Leão (PP), líder do partido na Câmara, apresentou nesta terça (14) uma emenda para reverter a decisão aprovada na última semana com o texto-base do Código Eleitoral que acabava com a quarentena até 2026 para candidaturas de militares, policiais e membros do Judiciário, informa a coluna Radar Veja.
O movimento atinge em cheio as expectativas de uma disputa à presidência pelo ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro, que aparece com significativa popularidade nas últimas pesquisas de intenção de voto.
Para conquistar o apoio da bancada da bala no Congresso, Cacá Leão manteve fora do texto os policiais e miliares, abarcando apenas cargos como o de juízes e promotores. A deputada Renata Abreu (Podemos-SP) apresentou questão de ordem contra a votação da emenda, alegando inconformidade com o regimento interno. O partido é cotado como futura casa de Sérgio Moro.
Em resumo, o ex-xerife da Lava Jato continua a meter muito medo aos “poderosos de plantão”. É isso.
FAKE
Em cerimônia no Planalto, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que não é necessário tentar impedir a circulação de notícias falsas e afirmou que as fake news “fazem parte da nossa vida” e que elas “morrem por si só”.

MENTIRINHA
“Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada? Se não mentir, a noite não acaba bem”, disse Bolsonaro aos risos. “Eu nunca menti para Michelle”, emendou.
HOMENAGEM
O ministro do STF Dias Toffoli recebeu nesta terça-feira (14) o Prêmio Marechal Rondon, destinado a pessoas que “contribuíram para o avanço das telecomunicações” no Brasil. A homenagem foi entregue pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.
SIMBÓLICO
O evento acontece uma semana após as ameaças de Jair Bolsonaro em 7 de Setembro e os ataques a Alexandre de Moraes. Toffoli foi o responsável por abrir o inquérito das fake news, relatado por Moraes e criticado por Bolsonaro.
MALVADO FAVORITO
Em mais um ataque à Lava Jato, a 2ª Turma do STF decidiu nesta tarde remeter à Justiça Eleitoral uma condenação por 14 anos e seis meses de prisão imposta ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. O julgamento terminou empatado, com votos dos ministros Edson Fachin e Nunes Marques contra a defesa do deputado cassado.

EMPATE
Na divergência, os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes consideraram Sergio Moro incompetente para analisar o caso e ainda apontaram que houve manipulação para manter o foro na 13ª Vara Federal de Curitiba. O empate ocorreu porque a turma está incompleta desde a aposentadoria do ministro Marco Aurélio.
INFLAÇÃO
O impacto da inflação sobre as contas públicas pode travar o lançamento do novo Bolsa Família em 2022. O Auxílio Brasil, que custaria R$ 18 bilhões a mais do que o orçamento atual do Bolsa Família. A alta da inflação, porém, deve consumir boa parte desse dinheiro.
BARULHO
Em evento do BTG Pactual, Paulo Guedes afirmou que o dólar deveria estar caindo, mas isso não ocorre porque o “barulho político” não deixa. Guedes disse ainda que “os atores cometem excessos” e citou como exemplo os embates entre seu chefe, Jair Bolsonaro, e ministros do STF.
RETA FINAL
No mesmo evento, o presidente do DEM, ACM Neto, e disse hoje a provável fusão do DEM com o PSL poderá ser decidida nos próximos 15 dias.

NOMES
E acrescentou que o futuro partido tem o objetivo de lançar um nome ao Planalto em 2022. O DEM tem como presidenciáveis o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Já o PSL lançou a pré-candidatura do apresentador José Luiz Datena.
BOA NOTÍCIA
Pernambuco registrou o maior crescimento no volume de atividades turísticas entre os 12 estados analisados pelo IBGE. A alta no estado foi de 9,5% em julho em relação a junho deste ano.
RESULTADO
O resultado foi ainda maior do que a média nacional, de 0,5%. Bahia e Ceará, outros dois estados do Nordeste analisados, registraram alta de 6,1% e 0,9%, respectivamente.
FOTO DO DIA








