Por Ricardo Antunes — A decisão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), de que cultos e missas continuam proibidos na capital mineira contraria o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Nunes Marques e levanta uma questão: Afinal de contas, por que não temos uma só conduta, ou pelo menos, uma padronização dos mecanismos de proteção ao Covid-19?
Minutos antes da declaração do prefeito, o ministro autorizou a realização de cultos e missas em todo o país.
“Em Belo Horizonte, acompanhamos o plenário do Supremo Tribunal Federal. O que vale é o decreto do prefeito. Estão proibidos os cultos e missas presenciais”, devolveu o prefeito Kalil.
Ou seja, voltamos ao samba do “crioulo doido” no momento em que música e festa não combinam com nada.
O CRIME…
Lembram da falsa enfermeira presa pela PF por realizar suposta vacinação contra a Covid em uma garagem de empresa de ônibus em Belo Horizonte? Foi solta na tarde deste sábado.

COMPENSA
Cláudia Mônica Pinheiro Torres de Freitas deixou a Penitenciária Estevão Pinto depois de ser beneficiada por um habeas corpus concedido no plantão judiciário do TRF-1. Ela está agora em liberdade provisória.
BOA NOTÍCIA
O Reino Unido registrou apenas 10 mortes por Covid em 24 horas, o menor número desde o começo de setembro. O país, que tem a maior taxa de vacinação da Europa, já imunizou 31,3 milhões de pessoas e pretende vacinar todos os cidadãos adultos até o final de julho.
VACINA
Em uma coletiva após se reunir com representantes da OMS e da Organização Pan-americana da Saúde, o ministro Queiroga anunciou que indústrias de vacina animais podem ser usadas para fabricar imunizantes contra a Covid-19. O objetivo de fazer cumprir a promessa de aumentar o ritmo de vacinação para mais de 1 milhão de aplicações por dia.

MEIO AMBIENTE
Depois de semanas de pressão empresarial, econômica e política por sua saída e de escapar da reforma ministerial feita pelo presidente Jair Bolsonaro no início da semana, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se movimenta para tentar mostrar que se relaciona bem com europeus e americanos e promete reduzir desmatamento da Amazônia em 40% se Brasil receber US$ 1 bi dos EUA.
NOVO PRÉ-SAL
A possibilidade de um “novo pré-sal” no litoral do Amapá, Pará e Maranhão já abriu uma disputa entre empresas e órgãos ambientais. Estudo recente de pesquisadores autônomos indicou a existência de grandes volumes de petróleo na região. O governo, porém, está receoso com os prejuízos ambientais que a atividade possa causar nestes estados.
ALTA
Branco, lateral do tetracampeonato mundial com a seleção brasileira, recebeu alta médica hoje e deixou o hospital da zona sul do Rio de Janeiro onde estava internado. O ex-jogador foi internado em 17 de março após ser diagnosticado com a covid-19. Branco, que tem 56 anos, atualmente comanda as categorias de base da seleção brasileira.

VAZAMENTOS
Dados sobre mais de 500 milhões de usuários do Facebook, incluindo endereços de e-mail e números de telefone, foram postados em um fórum de hackers, de acordo com reportagem da revista “Business Insider” publicada neste sábado (3).
DE NOVO
Revelado em 2018, o escândalo Cambridge Analytica, empresa britânica que capturou os dados pessoais de milhões de usuários do Facebook para propagandas políticas, já havia denunciado um vazamento feito pela rede social.
VACINADOS
Neste sábado (3), Lula e Ciro Gomes foram vacinados contra a covid-19. O petista tomou a segunda dose da vacina em São Bernardo do Campo (SP), acompanhado do ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha. Já Ciro Gomes, de 63 anos, foi vacinado em Fortaleza (CE). Só falta o presidente Bolsonaro.
FOTO DO DIA
Foto: Toby MelvilleLondres vive novo dia de protesto ‘Kill The Bill’, contra o projeto de lei do governo que aumenta o poder da polícia para reprimir protestos considerados apenas barulhentos ou incômodos para a vizinhança.
Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 03/04/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.