A obesidade foi tema de uma videoconferência pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à Covid-19. A iniciativa de inclusão foi feita pelo deputado Eduardo Solla (PT-BA) que se comprometeu a enviar ao Ministério da Saúde (MS) um pedido de médicos para a inclusão na prioridade de vacinação a obesidade em todos os graus – e não apenas a mórbida.
-Sintetizo nestas três grandes dimensões o problema: a vacinação e a obesidade como fator de risco para a Covid; a assistência ao paciente obeso com Covid; e a preparação do sistema de saúde para assistir aos pacientes que estão represados nesse período tão adverso que estamos vivendo- resumiu Solla.
A reunião foi feita nesta terça-feira (27) e para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) é necessário que médicos especialistas no assunto elaborem uma nota técnica para que seja incluída junto para facilitar que o pedido seja atendido “no esquema prioritário de vacinação”.
Risco a Saúde
A decisão dos deputados é baseada na fala do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fabio Viegas que alertou a comissão dos riscos que uma pessoa com índica de massa corpórea acima de 40, como diabetes ou hipertensão são mais vulneráveis também às formas graves de Covid-19.
-Quarenta e seis por cento dos obesos têm mais risco de adquirir Covid. O paciente obeso tem 113% mais risco de precisar de internação hospitalar, 74% mais risco precisar de uma UTI e 64% mais risco de ser intubada. – listou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Fabio Viegas.
Pessoas com obesidade mórbida já estão entre os grupos prioritários de imunização contra a Covid. Entanto, o pedidos dos médicos é que entrem na lista de prioridade na vacinação todos os pacientes com obesidade leve ou moderada.
-Caiu o número de internação de idosos. Por quê? Porque foram vacinados. Se vacinarmos portadores de obesidade com IMC [índice de massa corpórea] a partir de 30, eu não tenho dúvida de que em poucos meses estaremos livres desse estresse no sistema público. – observou também o membro da Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Conselho Federal de Medicina Ricardo Vitor Cohen.







