De O Globo – O prefeito e candidato à reeleição em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), chega à semana final de campanhas com vantagem sobre seu adversário no segundo turno, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pela Quaest mostra que o emedebista tem 44% das intenções de voto, contra 35% do psolista. Outros 19% dizem ter a intenção de votar em branco ou nulo, ou mesmo não comparecer à votação no domingo, e 2% se declaram indecisos.
Há uma semana, o instituto registrava placar de 45% a 33% favorável ao candidato à reeleição. Nenhum dos dois candidatos teve variação real nos últimos sete dias, apenas oscilações dentro da margem de erro, estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A distância de 9 pontos percentuais indicada no novo levantamento é a menor já registrada pela Quaest — com a ponderação de que simulações feitas antes do primeiro turno não são diretamente comparáveis com as pesquisas feitas após a definição de qual será o confronto final. Na véspera da votação de 6 de outubro, o instituto mostrava Nunes 18 pontos à frente de Boulos na simulação para o segundo turno.
O recuo numérico da vantagem de Nunes para Boulos tem como agentes o eleitorado feminino e os mais jovens. Entre as mulheres, o psolista avançou 5 pontos percentuais em uma semana e agora está tecnicamente empatado com o candidato à reeleição, que segue numericamente à frente com placar de 42% a 37%. Já no segmento de 16 a 34 anos, Boulos estava 4 pontos atrás, e agora aparece 2 à frente de Nunes (com placar de 39% a 37% favorável ao deputado).
São 20% dos eleitores os que ainda admitem a possibilidade de mudar de escolha até de fato efetivar seu voto. Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado fala em quem pretende votar sem ser lembrado de suas opções, Nunes marca 36% das menções (tinha 38% há uma semana), contra 29% de Boulos (eram 28%). São 27% os que ainda não sabem responder espontaneamente em quem votarão no segundo turno.









