Da Redação do Blog – Como fizeram Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sinjope (Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco) e AIP (Associação de Imprensa de Pernambuco), também a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) divulgou nota se solidarizando com o jornalista Ricardo Antunes, emboscado na quarta-feira, no Recife, a socos com soqueira, e cobrando, como as outras três entidades, vigorosa investigação policial.
Com sede no Rio de Janeiro, a entidade foi presidida pelo pernambucano e ex-governador Barbosa Lima Sobrinho e sempre esteve na vanguarda contra a ditadura militar e pela liberdade de expressão.
Eis a íntegra da nota da ABI:
Repúdio à violência contra comunicadores
“A Associação Brasileira de Imprensa, pela sua Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, se soma à Associação da Imprensa de Pernambuco na manifestação de repúdio a todos os atos de violência – em especial, a violência física, e, principalmente, quando desferida sem que a vítima tenha a oportunidade de defesa – praticados contra comunicadores.
Enquanto entidade nacional, nos somamos à AIP ao defendermos a justiça como único instrumento capaz de mediar conflitos que envolvam possíveis equívocos em coberturas jornalísticas.
Que o jornalista Ricardo Antunes possa se restabelecer o mais breve possível, de forma plena. Manifestamos nossa confiança de que a polícia cumprirá seu dever de investigar a ocorrência relativa ao profissional, elucidando os fatos e assegurando o pleno cumprimento da lei”.