Com informações da assessoria de imprensa – A Prefeitura de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, realizou na última quinta-feira (22) um ato para conscientizar as mulheres sobre a importância de denunciar a violência doméstica. Realizado na Praça da Juventude, no Centro do Município, o evento contou com a participação do Prefeito Honorato Carrapicho (Republicanos); da primeira dama, Maria Luiza; e da Secretária Executiva da Mulher, Vanessa Mello.
“Temos que mostrar as mulheres que a violência doméstica não é normal, que não pode acontecer. Mas, caso aconteça, elas tem que denunciar o agressor na primeira vez para que não aconteça de novo. Elas não podem deixar passar, violência contra a mulher é crime. E nós, como prefeitura, estamos aqui para apoiar essas mulheres”, disse o prefeito Carrapicho.

Durante a ação foram realizadas palestras informativas mostrando como denunciar, e o que é a violência doméstica. Equipes da prefeitura distribuíram panfletos e tiraram dúvidas das mulheres e crianças que passaram no local. No encerramento do evento crianças soltaram balões brancos representando as vítimas da violência doméstica e pedindo o fim do feminicídio – que é o crime de matar uma mulher pelo fato dela ser mulher.

De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, nos seis primeiros meses de 2021, os números da violência contra a mulher tiveram um acréscimo de 0,97% em comparação ao mesmo período do ano passado. A estatística saiu de 19.764 para 19.955, uma diferença de 191 casos, na comparação com o mesmo período de 2020.
Já os homicídios contra a mulher, com motivações diversas, aumentaram 14,3%: passaram de 112, em 2020, para 128, em 2021. Neste período, o número de feminicídios, quando a mulher é morta por uma questão de gênero, passou de 34, em 2020, para 52, em 2021.