Com informações da assessoria de imprensa – O SAS Brasil, “braço” assistencial do Rally dos Sertões, divulgou o balanço dos atendimentos realizados em Tamandaré, cidade que encerrou a edição 2021 do evento, entre os dias 20 e 21 de agosto. De acordo com a ONG, foram realizados mais de 2.448 atendimentos nas 7 especialidades médicas disponibilizadas para a população, com 537 pessoas atendidas e 2.416 pessoas beneficiadas. A organização não governamental também fez a doação de 87 óculos para crianças e adolescentes que foram diagnosticados com problemas de visão.
O prefeito de Tamandaré, Carrapicho, elogiou o trabalho da ONG e da Secretaria de saúde do Município. “Ao trazermos o evento para a cidade, fechamos a parceria para que o braço social deles também atuasse e atendesse as demandas da saúde da nossa população. Ficamos satisfeitos, e o ritmo é esse: trabalho, parcerias, sempre pensando no bem do nosso povo”, disse Carrapicho.

O Secretário de Saúde de Tamandaré, Drº Francisco Bernardo, comemorou os resultados da ação, e relembrou que a demanda por atendimento médico está represada devido a pandemia da Covid-19.
“A ação promovida pelo SAS Brasil foi melhor do que nós esperávamos. Posso dizer que superou as nossas expectativas. Disponibilizamos ao SAS toda nossa equipe técnica, de saúde, de manutenção, para que eles pudessem atender o maior número de pessoas possível. Sabemos que a pandemia aumentou a fila por atendimento médico especializado, como dermatologistas, ortopeditas e etc. e a ação promovida por eles conseguiu agilizar o atendimento de pessoas que esperavam há meses pela consulta. Ficamos felizes, e estamos trabalhando para realizar novas ações assim no futuro”, explicou Drº Francisco Bernardo.

O SAS Brasil atua de forma itinerante, desde 2013, em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. Desde 2020 a ONG passou a atuar de forma presencial e remota (com a liberação da telessaúde). Mais de 120 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros.