Da Redação do Blog – Uma acusação de racismo fez a Prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, apagar do seu Instagram cartaz da apresentação do show Forró da Vila no qual figurava uma silhueta na cor preta da cantora Thaissa Roberta, uma das atrações da noite de quinta-feira (12).
Uma admiradora protestou, nas redes sociais, contra “a forma desigual e respeitosa” com que Thaissa foi representada na peça da divulgação. “Tal escolha gráfica não é apenas um descuido de design, mas representa um ato simbólico de apagamento, que pode ser lido como racismo estrutural e misoginia”, postou a admiradora.

A Prefeitura de Camaragibe está promovendo há uma semana, diariamente, no bairro de Vila da Fábrica, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, com quadrilhas juninas e atrações de forró. Thaissa Roberta, filha do sanfoneiro Beto Hortis, nascido em Camaragibe e popular na cidade, se apresentou com o pai na noite da quinta-feira e foi um sucesso, segundo o portal da prefeitura.

Numa conversa de WhatsApp, o baixista Roque Duoxe, da banda Lodo Groove, diz acreditar não ter sido racismo a silhueta em preto da cantora Thaissa Roberta, atribuindo a figura a uma “falta de atenção” do designer responsável pela criação do cartaz. Pelo sim, pelo não, a Prefeitura de Camaragibe manteve no Instagram outros anúncios da Festa do Sagrado Coração, mas deletou o cartaz das atrações da quinta-feira.









