Da Redação do Blog – As denúncias do blog sobre a farra de passagens custeadas pela administração de Fernando de Noronha levaram a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, funcionária de alta confiança da governadora Raquel Lyra, a determinar ao Conselho Distrital, principal beneficiário da concessão de bilhetes aéreos, que justifique devidamente todos os pedidos.
Em ofício encaminhado ao presidente do Conselho Distrital, Ailton Rodrigues de Araújo Júnior, que há 13 dias usou bilhetes pagos pela administração para tratar de assuntos pessoais no Recife, Thallyta solicita que “todos os pedidos de emissão de passagens aéreas encaminhados à Administração Geral sejam detalhados em sua finalidade, para fins de dar atendimento às recomendações do Tribunal de Contas Estadual, resguardando, assim, o interesse público que deve orientar os gastos realizados pela Administração Pública”.
Enfatiza ela, no ofício, que a concessão de passagens deve atender o interesse público e “evitar desconformidades que podem vir a ser objeto de questionamentos e aplicação de penalidades em futuros processos de Auditoria”.

Sem citar nomes, Thallyta exige explicações de Ailton Rodrigues de Araújo Júnior sobre passagem emitida para que um empresário local, Davisson Lima Valença Cruz, conhecido como Caco, participasse de manifestação contra a própria administração da ilha, por atraso nas obras de restauração da pista do aeroporto local.
Segundo o ofício dela, foi constatado que “o beneficiado ingressou na ilha e lá permaneceu por um único dia, tendo regressado ao continente logo após, sem que fosse possível identificar o interesse público que teria originado tal solicitação”.
Thallyta Figuerôa questiona, ainda, o sistema de cotas de bilhete para os conselheiros alegado por Ailton Rodrigues de Araújo Júnior em pedidos de concessão de passagens, assinalando ter sido adotado pela gestão da ilha no governo Paulo Câmara.
Como revelou o blog, além da passagem para Davisson Lima Valença Cruz, o presidente do Conselho Distrital usou bilhetes custeados pela administração para estar no Recife, entre os dias 13 e 15 últimos, para uma audiência num processo por injúria e difamação a que responde no 6º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo – ou seja, por um motivo estritamente pessoal.
A seu pedido, a administração da ilha bancou os bilhetes para um fim de semana desfrutando dos encantos de Noronha, de 15 a 18 passados, do deputado federal Felipe Carreras (PSB), chefe político de Ailton Júnior, que, além de ter uma cota da Câmara superior a R$ 400 mil, este ano, para viajar de avião, pertence a partido que faz oposição ferrenha à governadora Raquel Lyra.
Confira o documento










