Por Ricardo Antunes – Prestes a disputar a reeleição e apontado por muitos como virtual candidato ao governo de Pernambuco em 2026 (teria de deixar a prefeitura antes de completar seu eventual novo mandato), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem recebido a ajuda do partido para virar “fenômeno” nas redes sociais.
A informação foi divulgada hoje pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.
É na conta do PSB, ainda da gestão de Geraldo Júlio, antecessor de Campos, a fatura paga à empresa pernambucana Hermanos, responsável por toda a rede social do prefeito socialista. A Hermano e o PSB se recusaram a responder ao jornal e por isso os números dos custos não foram revelados.
Com duas fotos grandes de Campos com o cabelo “nevado”, a reportagem cita que ele teve um aumento exponencial em sua presença nas redes sociais desde o início do ano, especialmente no período de Carnaval.
“Nevou” fez parte do marketing para impulsionar seguidoresDiz a FSP que ele quadruplicou seu número de seguidores no Instagram, passando de 500 mil no final de 2023 para 2,3 milhões agora.
Informa que, como comparação, os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), cidades bem maiores do que a capital pernambucana, estão na casa dos 600 mil seguidores.
Diz ainda a reportagem que também houve crescimento de Campos em outras redes, como TikTok e X. A explicação para o salto é uma bem-sucedida campanha de marketing pessoal, que envolveu até descolorir o cabelo. “O prefeito é definido por um aliado como “nativo digital” , escreve o jornal.

Os gastos com publicidade da Prefeitura do Recife têm sido criticados pela oposição e por muitos internautas. O líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, vereador Alcides Cardoso (PSDB), protocolou pedido de informação sobre as despesas da prefeitura com o Carnaval.
Artistas pernambucanos protestaram por terem sido relegados a segundo plano, em relação aos artistas de fora, nas atrações do palco principal no Marco Zero.