Do G1 —O terceiro fim de semana de agosto teve aglomerações em diversos locais do Grande (veja vídeo acima). Em Olinda, no Sítio Histórico, pessoas sem máscaras de proteção contra a Covid-19 estavam em pé, ao som de música alta no meio da rua, em cenas que lembram as prévias de carnaval. Em Ipojuca, no Litoral Sul, jovens correram quando a Polícia Militar (PM) dispersou uma aglomeração.
Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram uma multidão de pessoas na Rua do Amparo, em Olinda, na noite do domingo (15). Os carros passavam com dificuldade pelo local. No vídeo, é possível ver que poucas pessoas usavam máscara de proteção contra o novo coronavírus.
Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que a Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) realizou orientações no local. “O efetivo orientou e dispersou os populares, marcando atuação constante em todo o bairro”, disse, no texto.
Ainda segundo a polícia, as denúncias podem ser feitas pelo número 190. Também por meio de nota, a prefeitura de Olinda afirmou que “distribuiu mais de 300 máscaras de proteção durante as fiscalizações do fim de semana”.
Segundo a gestão municipal, a fiscalização percorreu os bairros de Alto da Sé, Largo do Amparo e Praça do Carmo, em frente à Igreja de São Pedro. No último local, a prefeitura disse que “foi dispersada uma aglomeração na noite do domingo, quando cerca de 100 pessoas se juntaram, muitas sem usar máscara de proteção”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/k/n/NVL5YtRZy2orOSMj2R9Q/olinda-2-.jpg)
Em Ipojuca, a Polícia Militar dispersou uma aglomeração de jovens que também estavam sem máscaras de proteção contra a Covid-19 e bebendo ao longo da Rua Manoel Gomes, no bairro de Nossa Senhora do Ó.
“Todo fim de semana acontece isso. Isso é comum aqui no município. Jovens se juntam para beber e dançar ao lado da igreja de Nossa Senhora do Ó”, contou um morador que preferiu não ser identificado.
Por meio de nota, a prefeitura do município afirmou que recebeu denúncias da aglomeração através do número 153, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo o texto, “havia aglomeração, consumo de entorpecentes, tráfico de drogas e indivíduos armados na via pública”.
A Polícia Militar informou, através do 18° Batalhão, que não teve registro de nenhuma ocorrência de aglomeração na área.
Em nota, disse que é “importante ressaltar que Pernambuco vive um momento de flexibilização das atividades sociais, mas ainda é necessário respeitar o limite de pessoas em eventos, distanciamento e uso de máscaras, conforme medidas restritivas e sanitárias previstas no decreto governamental em vigor”.







