Por Ricardo Antunes
O provedor do Hospital Português, e dono da Construtora Rio Ave, Alberto Ferreira da Costa (na foto ao lado do Prefeito Geraldo Júlio (PSB) e do Governador Paulo Câmara (PSB)), é acusado de agredir o médico José Maria Ferreira Gomes, dentro das dependências do hospital, em uma briga que foi parar na delegacia e está envolta em muito mistério:
Embora toda comunidade médica tenha tomado conhecimento, o caso foi abafado pelos jornais e sites da cidade. Ferreira da Costa tem 86 anos e José Maria Gomes tem 72. O português é bastante admirado na sociedade pernambucana e fez história no Recife onde reside há 51 anos. A construtora Rio Ave foi pioneira na construção dos edifícios de luxo em Boa Viagem e depois transformou a Ilha do Leite com cinco grandes empresariais. Tem um faturamento estimado em quase R$ 200 milhões.

Junto com a riqueza emergiu a faceta de arrogância, segundo algumas pessoas que convivem com ele e que falaram em off com nosso site. No boletim de ocorrência feito na Delegacia do Idoso que o blog teve acesso, consta o depoimento da suposta vítima que disse que foi surpreendida com a visita de Alberto Ferreira da Costa em sua clínica, que funciona nas dependências do hospital.
Depois de pedir a identificação da clínica, ele teria não só rasgado a mesma, como desferido “vários chutes” e até “bengaladas”. “Filho da puta”, gritava ele para o médico que tentou evitar a agressão mas não conseguiu. Outro médico famoso, o cardiologista e escritor, Rostand Paraíso, foi quem separou a confusão.
O fato, segundo o boletim de ocorrência, foi observado por diversos médicos e funcionários, e ocorreu no final de maio, mais precisamente no dia 30, por volta das 09;15h. “Fiquei surpreso pois nunca tive problemas pessoais com ele”, relatou o médico José Maria Ferreira Gomes. O blog procurou a assessoria do hospital que ficou de dar um retorno até o fechamento dessa matéria mas não retornou as ligações.






