Do Metrópoles – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece como favorito na corrida pela reeleição em São Paulo, segundo pesquisa realizada nos dias 2 e 3 de outubro de 2025 pela Realtime Bigdata. Em todos os cenários testados, ele mantém ampla vantagem sobre os adversários, impulsionado por uma avaliação positiva de 61% e apenas 33% de reprovação.
No cenário principal, Tarcísio soma 52% das intenções de voto, seguido de Márcio França (PSB) com 16%, Erika Hilton (PSOL) com 10%, Paulo Serra (PSDB) com 8%, e Felipe D’Ávila (Novo) com 3%. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.
Quando o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é incluído, Tarcísio mantém a dianteira com 47%, contra 26% de Alckmin, 10% de Erika Hilton e 7% de Paulo Serra.
A pesquisa mostra ainda que o governador tem baixo índice de rejeição: 28% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, o menor percentual entre os nomes testados. A deputada Erika Hilton (PSOL) lidera a rejeição com 38%.
Sem o governador Tarcísio de Freitas na disputa, o cenário para o governo de São Paulo se torna mais fragmentado e indefinido. Alckmin lidera com 30% das intenções de voto, seguido de Ricardo Nunes (MDB), com 10%, Márcio França (PSB) e Erika Hilton (PSOL), ambos com 7%. Felipe D’Ávila (Novo) e Paulo Serra (PSDB) aparecem com índices próximos, variando entre 8% e 10%, dentro da margem de erro.
Nesse quadro, os votos nulos, brancos e indecisos somam 31%, o que mostra um eleitorado ainda em busca de alternativas e evidencia o peso político de Tarcísio como fator de coesão na direita paulista. Sem ele, o campo conservador se divide, e Alckmin volta a despontar como figura mais competitiva no tabuleiro estadual.









