Por Ricardo Antunes – Além do lote privilegiado de 400m2 em Boldró, a jornalista do G1 PE e do Blog Viver Noronha, Ana Clara Marinho, é dona de duas empresas na Ilha de Fernando de Noronha. Marinho consta da lista dos “Amigos do Rei”, nome dado pelos ilhéus para quem teria sido beneficiado com a doação de lotes feita pelo ex-administrador, Guilherme Rocha, ligado ao PSB.
Rocha virou executivo do Grupo João Santos neste ano e deixou um rastro de favorecimento, compadrio e graves suspeitas de conluio com parte do Conselho Distrital e empresários e amigos durante o tempo que foi manda chuva do lugar.
Desde a semana passada, quando as primeiras denúncias surgiram, nosso Blog vem tentando um contato com os dois. Segundo relato de moradores da ilha, que preferem não se identificar com medo de represálias, Rocha e Marinho são bastante amigos e teriam feito um acordo para que notícias envolvendo a administração anterior não fossem publicadas no portal Viver Noronha que fica hospedado no G1 PE.

Ana Clara Marinho ganhou um terreno no Boldró e segundo informações apuradas pelo Blog, está construindo uma pousada de luxo.
Na vista aérea, feita por um drone, pode se notar que a completa destruição de parte da vegetação. “A ilha está se acabando com construções irregulares e a ganância por poder e dinheiro”, relata outro morador.
O seu vizinho, também contemplado com um lote no mesmo local, atende pelo nome de “Cenorinha”. Ele trabalhou na casa do administrador e não teria dinheiro para bancar um investimento no local. O que se comenta é que a propriedade, na verdade, é do próprio Guilherme Rocha.
Pelo CNPJ é possível saber que, além da pousada, a jornalista é dona de uma empresa de comércio de bebidas, situada na mesma localização do outro estabelecimento, mas com um CNPJ diferente.
Além das empresas, Ana Clara também teria sido beneficiada com uma autorização para a entrada de um carro a combustão (movido a gasolina). É uma permissão excepcional, visto que os ilhéus podem utilizar automóveis elétricos. Quem deu a autorização? O próprio Guilherme “Potter”, como ficou conhecido o ex-administrador.
Tanto na ilha como nas redes sociais a revolta é muito grande. Ninguém entende por qual motivo uma pessoa que nasceu em outro lugar pode ter ganho um lote na frente de dezenas de famílias do local. Procurados, a dupla não se manifestou e o espaço continua aberto para a manifestação dos citados.
“A Farra de Noronha” é uma série do Blog que desde a semana passada vem mostrando a situação caótica do Arquipélago e uma série de irregularidades na concessão de terrenos e de carteira de moradores. Dois servidores da antiga gestão já foram demitidos e a nova administração suspendeu qualquer processo até o resultado de uma auditoria.
Um grupo de moradores e alguns advogados acreditam, no entanto, que todas as construções deveriam ser paralisadas para que fosse estudado, caso a caso. Nosso Blog vai continuar acompanhando toda essa história.
Veja os comentários:
Matérias relacionadas:
- Criticado, promotor de Noronha admite ampliar prazo de 12 meses para investigação
- “Farra” de empresários e celebridades em Noronha chega à mídia nacional
- Projeto que recebeu R$ 600 mil em Noronha não saiu do papel
- Nova pousada “faraônica” está sendo construída em Fernando de Noronha
- A “mansão” da jornalista da Globo
- Casa e Jardim apaga matéria sobre mansão de jornalista da Globo, em Noronha
- Irregularidades e corrupção em Fernando de Noronha começam a chegar na mídia nacional
- Empresa diz que teve autorização da antiga gestão e que terreno será “base operacional”
- Até empresa privada ganhou terreno em Noronha
- Antiga gestão alterou lote dado a empresário e quase triplicou seu tamanho
- Conselheira Distrital, Véia também foi beneficiada com terreno em Noronha
- Além de terreno, jornalista da Globo também é dona de duas empresas em Noronha
- Presidente do Conselho Distrital nega sociedade e diz que terrenos são legais
- Empresa monta “favela de contêiner” em Noronha
- Presidente do Conselho Distrital “fura” fila e consegue terreno de 500m
- Conselho Distrital de Noronha
- Governo de Pernambuco suspende novas concessões de terrenos em Noronha
- “A Ilha vai se acabar”, parte VII
- Blogueiro das celebridades da Ilha também foi beneficiado com terreno
- A “Farra em Noronha”. Amanhã (06) temos mais bomba sobre a corrupção na Ilha
- Servidor do MP, chef e até jornalista ganharam terreno em Noronha
- Nova administradora de Noronha demite superintendente após denúncia do Blog
- Superintendente de Noronha favorecido com terreno na ilha