Da Redação do Blog – O economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, criticou duramente os recentes pedidos de setores da indústria por mais subsídios e crédito barato. Em entrevista ao Jornal da Cultura, Schwartsman relembrou a crise econômica que o Brasil enfrentou há 15 anos devido a políticas semelhantes.
“A gente tentou tudo isso há 15 anos e nos levou à pior crise dos últimos 40 anos”, disse Schwartsman. Ele ironizou a proposta, sugerindo a criação de um banco nacional de desenvolvimento econômico e social, como o BNDES, que emprestasse a juros abaixo da Selic para a indústria, repetindo a política dos “campeões nacionais” que gerou grandes prejuízos.
Schwartsman destacou que a indústria brasileira, diferentemente do agronegócio, não tem interesse em competir internacionalmente. “O agro deu certo porque compete lá fora. A indústria brasileira não quer exportar, quer fechar para o estrangeiro não entrar aqui”, afirmou. Ele também criticou o aumento de impostos sobre carros elétricos, dizendo que a medida visa proteger a indústria nacional de concorrentes estrangeiros.