Da Redação do Blog — O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirma que a discussão de projetos que tiram R$ 1 bilhão do orçamento não tem qualquer ligação com a disputa eleitoral de 2026. Segundo ele, o debate trata do orçamento de 2027, já sob outra gestão estadual.
“O que está em debate na Alepe é a necessidade de darmos mais transparência às emendas parlamentares, um mecanismo constitucional de participação popular. Ao tentar jogar a opinião pública contra o Parlamento, com informações falaciosas sobre um orçamento que não será executado, a governadora, mais uma vez, agride a verdade”, afirmou.
Álvaro Porto também reforçou que, em Pernambuco, ninguém pode se considerar dono eterno do cargo que ocupa. “Nosso povo é altivo, e os deputados têm a missão constitucional de fiscalizar o governo”, disse.
A fala ocorre após Raquel Lyra reunir sua base, no Palácio do Campo das Princesas, para articular a derrubada de dois projetos que podem reduzir em R$ 1 bilhão a receita estadual, além de tentar impedir a aprovação da PEC 24/2025, que eleva de forma acelerada o valor das emendas impositivas. O governo argumenta que o aumento a 2% da RCL comprometeria obras estruturantes e investimentos previstos no PPA.








