Por Ricardo Antunes – A oficialização do deputado Álvaro Porto (PSDB) como candidato a presidente da Assembleia Legislativa pode ter um efeito negativo para o Governo Raquel Lyra. O parlamentar não combinou direito o lançamento com a governadora, que é presidente estadual do PSDB. Assim, atraiu para a gestão uma articulação que não era desejada no momento.
O governo havia acabado de ter uma grande vitória na Alepe, aprovando nesta semana a reforma administrativa do Estado, após desatar alguns nós. A oficialização de uma candidatura a presidente cria, necessariamente, um palanque adversário, num parlamento onde o governo só elegeu diretamente três aliados no primeiro turno, enquanto uma oposição com PSB, PT e Solidariedade soma de cara 20 deputados.
Ou seja, Álvaro tocou a flauta e pode ter acordado a serpente da oposição. Resta ver como o governo tratará a questão. Raquel sinalizava que não queria intervir, embora saiba da necessidade de ter um aliado no comando do Legislativo para ajudar com a pauta do governo. Numa votação relativamente simples como a reforma administrativa, foram quase duas semanas gastas. Ou ela entra em campo ou corre risco de engessamento logo de cara.
POLÊMICA
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República divulgou nota em que considera “lamentável” a imagem do presidente Lula (PT) que estampou a capa do jornal impresso da Folha de S. Paulo.

PONTO DE VISTA
A fotojornalista responsável pela foto, Gabriela Biló, se pronunciou sobre o assunto em seu perfil no Twitter. “Tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás […] não vou dizer o que você tem que ver”, disse Biló. “Fotojornalismo não é feito para agradar”, completou.
RESSABIADO
O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu estender sua permanência em Orlando, nos Estados Unidos, pelo menos até o fim de fevereiro de 2023. Nesse período, Bolsonaro deve continuar hospedado na casa do lutador de MMA José Aldo. O atleta já foi comunicado da decisão do ex-presidente.
CRÍTICA
Ex-ministro da Defesa, da Justiça e do STF, Nelson Jobim reagiu ao movimento “sem anistia” nesta quinta-feira (19), durante seminário virtual da Fundação FHC. Jobim criticou a retaliação generalizada a militares e a bolsonaristas após o 8 de janeiro.

TOLERÂNCIA
“Nós temos que saber ter tolerância. Se o governo e os democratas começarem a agir com uma retaliação generalizada, vamos ter uma radicalização, e aí isso fortalece o Bolsonaro“, disse Jobim.
APROVADO
O juiz Paulo Assed, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, deferiu o pedido de recuperação judicial feito hoje pela Americanas. Assim, a Americanas conseguiu que por 180 dias a execução de qualquer dívida seja suspensa.
SEQUELAS
No pedido, a gigante varejista listou uma série de impactos decorrentes de uma eventual crise em suas operações. Efeitos que vão dos 100 mil empregos diretos e indiretos gerados pela companhia até os R$ 2 bilhões pagos em tributos anualmente, passando pelos 50 milhões de clientes atendidos.
DESAVENÇA
Substituto de Gilson Machado na Embratur, Marcelo Freixo está em pé de guerra com a ministra do Turismo, Daniela do Waguinho. O grupo político de Daniela vê as digitais de Freixo na fritura pela qual ela vem passando desde o início do ano. O objetivo do ex-deputado seria desgastar a ministra para ele próprio assumir o comando da pasta.

DESESPERO
No desespero de tentar voltar à Alepe, Diogo Moraes estaria plantando informações sobre a saída de algum aliado para a Prefeitura do Recife. A última versão seria a ida de Sileno Guedes para o secretariado de João Campos. O dirigente do PSB, que se elegeu deputado estadual, aparentemente não quer conversa e pretende exercer o mandato.
ATRAÇÃO
Uma das praias mais disputadas no litoral sul de Pernambuco, Maracaípe recebe Belo, Sorriso Maroto e Thiaguinho neste sábado (21) durante o festival Maraca Summer que está acontecendo durante o mês de janeiro.
FOTO DO DIA








