Por Ricardo Antunes — Armando Ramos Tripodi, ex-gerente de Responsabilidade Social da Petrobras e um dos alvos da extinta operação Lava Jato, doou R$ 8 mil para a campanha eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto, informa Igor Gadelha, no Metrópoles. Apesar de ter sido alvo da operação, Tripodi não foi condenado.
A doação já está disponível no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com informações dos candidatos que solicitam registro à Justiça Eleitoral e que divulga recursos financeiros das campanhas. No sistema, a doação consta como feita no dia 12 de setembro através de transferência eletrônica.
Segundo a revista Veja, em 2018, Tripodi doou R$ 4 mil para a campanha de Fernando Haddad à presidência da República.
FURO N´ÁGUA
Os atos de campanha de Bolsonaro em sua viagem a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II foram criticados até por aliados do presidente, que avaliaram que sua exposição foi, mais uma vez, negativa.

2ª CHANCE
Há, no entanto, a expectativa de que o presidente consiga fazer “melhor uso” de sua agenda internacional na Assembleia Geral da ONU, onde discursa nesta terça-feira, em Nova York. A ideia é tentar amenizar as críticas que o governo recebe sobre sua atuação na área ambiental e apontar o aumento de queima de carvão na Europa para suprir a escassez do gás natural com a deflagração da guerra.
INVESTIDA
Na reta final, a campanha de Lula passou a fazer uma nova investida na busca de apoio de adversários históricos, como o vice Geraldo Alckmin, e o tucano Aloysio Nunes.
APOIOS
O sonho é que políticos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Tasso Jereissatti e José Serra, também se posicionem. Mas, isso só deve ocorrer num eventual segundo turno.

DATAFOLHA
Uma nova pesquisa presidencial do Datafolha será divulgada na noite de quinta-feira, sete dias após a última feita pelo instituto. Será realizada em três dias, entre amanhã e a própria quinta-feira.
VOTO ÚTIL
Assim como o Ipec que será divulgado nesta segunda-feira, 19, à noite, o Datafolha vai tentar medir o humor do eleitor em relação ao voto útil. Afinal, não só faltam duas semanas para o pleito, mas como o tema está na ordem do dia em declarações sobretudo de Lula e Ciro Gomes — e de seus aliados.
DEBATE
A TV Globo reuniu representantes das campanhas dos presidenciáveis hoje e anunciou que não haverá plateia no estúdio do debate, rompendo, assim, uma tradição de anos da emissora. A imprensa ficará numa sala em separado, assistindo ao debate, e terá a oportunidade de conversar com os presidenciáveis ao fim.

CONVIVAS
Foram convidados ao debate Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraia Thronicke, Felipe d’Avila e Padre Kelman.
MÁSCARA
O uso de máscara deixou de ser obrigatório em escolas, transportes públicos e farmácias de Pernambuco a partir desta segunda-feira (19).
EXIGÊNCIA
A proteção continua sendo exigida em unidades e serviços de saúde, segundo decreto publicado no Diário Oficial do estado.
FOTO DO DIA:
