Por Ricardo Antunes — Doença que afastou Jarbas Vasconcelos (MDB) do Senado, e que acompanhou por 16 anos a jornalista Helena de Grammont, morta hoje aos 74, o Alzheimer não tem cura, mas pode ser tratado. O grande obstáculo, no entanto, é a desmistificação da doença como forma de proporcionar qualidade de vida aos pacientes e prevenir agravamento dos sintomas.
O preconceito também é um adversário a ser vencido. Algumas pessoas, poucas na verdade, ainda reclamaram da informação exclusiva dada pelo nosso Blog. É um preconceito que, como o autismo, tem que ser vencido.
O médico neurologista Gustavo Franklin, do Hospital de Clínicas de Curitiba, defende que a Doença de Alzheimer deve ser vista como uma doença crônica grave, que leva a perda de memória e problemas motores, de linguagem e de comportamento. Porém, não deve ser estigmatizada como “Mal de Alzheimer”. Segundo ele, a doença dispõe de muitos tratamentos, e o cuidado e atenção devem ser progressivos, para que o preconceito não traga ainda mais dificuldades e limitações ao paciente.
“O preconceito vem desde o próprio paciente até mesmo os familiares, que acabam fortalecendo esse estigma, infelizmente. Muitas evitam informar a amigos ou outros familiares sobre o diagnóstico com receio de que ele seja tratado como ‘merecedor de pena’ ou ‘paciente terminal’”, afirma o médico.
Segundo o especialista, para combater o preconceito, a família deve compreender os sintomas, entendendo que muitos podem ser tratados e que o paciente pode ter uma adequada qualidade de vida.
É isso.
PELEJA
A oposição largou com vantagem sobre o governo na CPMI: têm pouco a perder. O governo até pode ter mais influência na condução dos trabalhos, já que mantém dois terços dos 32 titulares da comissão no Congresso. Porém, a situação está sujeita a riscos mais altos e a recompensas mais baixas que o adversário, caso vença a disputa.

EXEMPLO
Isso fica claro ao imaginar dois cenários possíveis. Se o Governo ganhar, o maior derrotado será um ex-presidente da República. Se perder, porém, pode expor figuras chave do atual governo, como o ministro da Justiça, Flávio Dino. Além de se desgastar com as Forças Armadas e o Parlamento.
FIEL DA BALANÇA
Membros do Congresso creditam ao ministro do STF Alexandre de Moraes, as chances de a CPI avançar de maneira determinante. Dependendo da quantidade e qualidade do material que o magistrado compartilhar. Os governistas, esperam, por exemplo, que a investigação alcance empresários financiadores da disseminação do discurso de golpe e do ódio.
VITÓRIA
Fernando Haddad, obteve duas vitórias importantes enquanto ministro da Fazenda. A decisão do STJ de considerar ilegal o não recolhimento dos tributos de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), e as mudanças no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), vão abrir as portas para o Governo aumentar a arrecadação em R$ 150 bilhões por ano.
MUDANÇA
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, atribuiu ao ministro Edson Fachin a relatoria do processo que apura acusações do advogado Rodrigo Tacla Duran contra o ex-juiz Sergio Moro, hoje senador (União Brasil-PR), e o ex-procurador Deltan Dallagnol, hoje deputado federal (Podemos-PR). O relator do caso era o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no começo deste mês.

APROVOU
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) gostou da notícia e afirmou que a relatoria com Edson Fachin está “em boas mãos”.
PROFESSOR
Derrotado nas urnas e sem mandato desde 2018, o ex-senador Romero Jucá decidiu lecionar sobre sua experiência na política e passará a dar aulas sobre “processo legislativo e avaliação política para tomada de decisão”.
CURSO
O político, que já foi professor do curso de pós-graduação em administração pública no Recife, leciona agora em modalidade online e presencial, em Brasília, sob a coordenação do consultor de marketing politico Marcelo Vitorino.
MEETING
Raquel Lyra e mais oito governadores do Nordeste voltam a se reunir nesta sexta-feira (28), em João Pessoa. Na reunião, os gestores vão discutir o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA), junto com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo.

PAUTA
A pauta de discussões também vai abordar a criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
CULTURA
O encontro entre o músico norte-americano Jon Batiste e a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá deve finalmente acontecer este ano, quando o pianista de Nova Orleans (Estados Unidos) estiver em turnê pelo Brasil, em maio. Desde 2022, Batiste externou publicamente o desejo de conhecer Lia e gravar uma composição com ela.
FOTO DO DIA










