Por Thais Bilenky, do UOL – A história do slogan usado na convenção que oficializou a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) a prefeito de São Paulo diz alguma coisa sobre a campanha que está só começando.
O “Amor por São Paulo”, que foi lançado no sábado em evento com a presença do presidente Lula (PT), foi sugerido por Marta Suplicy (PT), candidata a vice de Boulos.
Ela se inspirou no slogan “Amo São Paulo”, utilizado por Paulo Maluf na campanha para governador de SP, em 1990. Na ocasião, em campanha feita pelo marqueteiro Duda Mendonça, Maluf perdeu para Luiz Antônio Fleury Filho.
A sugestão de Marta causou estranhamento. Boulos não viu sentido inicialmente.

O marqueteiro Lula Guimarães, então, se pôs a pensar. Se fizesse a campanha da situação —e não da oposição—, ele usaria o mote do amor pela cidade. A ideia coloca o adversário no campo oposto, uma espécie de amor X ódio.
Como Boulos precisa atenuar a imagem de raivoso que acumulou na militância política do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), um slogan sobre amor poderia cair bem.
E assim se fez o slogan da convenção. Quando a campanha começar oficialmente, o tema pode mudar. Por ora, Boulos foi de Maluf.