O NOVO COLLOR E A VITÓRIA DE PIRRO
A retumbante vitória de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados, derrotando fragorosamente o emedebista Baleia Rossi, que era apoiado pelo agora ex-presidente Rodrigo Maia (DEM), tem um peso ainda sem cálculos para o xadrez político.
Isso porque os 302 votos obtidos pelo progressista dão a ele um poder de fogo que merece as atenções do Palácio do Planalto. A votação se aproxima dos 308 votos necessários para aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Além do mais, a postura de Lira, que em seu primeiro ato já destituíra decisões do antecessor Rodrigo Maia (DEM), tem muito simbolismo. Político tradicional das Alagoas como o ex-presidente e atual senador Fernando Collor, Lira se mostra um jogador duro. Caso Bolsonaro não abra o olho, a vitória comemorada pelo Planalto pode ser uma Vitória de Pirro, com um alto preço e grande potencial de prejuízos futuros.

A QUEDA DE MAIA
Rodrigo Maia vinha de 334 votos obtidos na reeleição, há dois anos atrás. Embora não fosse o candidato direto, perdeu mais da metade de votos com o apoio hipotecado a Baleia Rossi. Sai em baixa e com um novo mandato teoricamente ameaçado, pois terá pouco espaço de manobra e nenhum de poder na Casa.
PERNAMBUCO TERÁ TRÊS CANDIDATOS NA MESA
Pernambuco tem tudo para fazer bonito no biênio 2021 2022. Pelo acordo fechado no colégio de líderes, agora há pouco, a divisão dos cargos vai ficar da seguinte maneira: Primeira vice-presidência: PL – Marcelo Ramos (AM) Segunda vice-presidência: PSD – André de Paula (PE) Primeira secretaria: PSL – Luciano Bivar (PE) Segunda secretaria: PT – Marília Arraes (PE) Terceira secretaria: PSB – Marcelo Nilo (BA) Quarta secretaria: Republicanos – Rosângela Gomes (RJ).

SORRIU POR ÚLTIMO
Se por um lado os deputados aliados votaram maciçamente no candidato apoiado pelo presidente Bolsonaro, parece que ‘esqueceram de esquecer’ o presidente do PSL, Luciano Bivar.
E VIROU PREFEITO
Em 2019, antes de deixar a sigla, Bolsonaro disse que Bivar estava “queimado”. Agora, o pernambucano é cotadíssimo para a 1ª Secretaria da Câmara dos Deputados, o chamado Prefeito da Casa. O orçamento é de mais de R$ 6 bilhões.

FROTA FAZ HISTÓRIA
O deputado Alexandre Frota, um dos candidato à presidência conseguiu a proeza de ler da tribuna da Câmara um discurso com frases sem lógica e muitos erros de português. Talvez ele “desconheça” que a Câmara disponibiliza uma gorda verba para os deputados contratarem assessores técnicos qualificados. São R$ 110 mil reais por mês que faz a farra de muita gente..
ENFIM, ACABOU
É preciso registrar uma curiosidade nos discursos dos 2 principais candidatos a presidente da Câmara. Nenhum deles, abordou o tema de combate à corrupção. Alguém ouve mais falar em prisão em 2ª instância e outras propostas de lei em tramitação na Câmara?
Pois é, parece que Bolsonaro tinha razão quando afirmou que acabou a corrupção no Brasil (sic).

Coluna de Ricardo Antunes, Terça-Feira 02/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.