Com informações de O Globo
RIO – A carreira de Anitta é assim: há quem goste e quem odeie. Na apresentação da “poderosa” de Honório Gurgel, na noite deste sábado, no Rock in Rio , não foi diferente. O público apontou, logo no início do show, o uso de playback pela cantora. Os fãs incondicionais dizem que o artifício não atrapalhou a estreia de Anitta no festival, enquanto os mais críticos não perdoaram: “Eu podia ter ligado o Spotfy em casa”.
De frente para o cenário com um paredão de caixas de som da Furacão 2000, o MC Andinho fez as honras da tarde quase noite com um medley de conhecidos funks, com letras modificadas, louvando a cantora. Entraram as bailarinas e enfim ela, triunfal, mandando logo um “Show das poderosas”, em versão mais bombada de funk e de latinidades. “Bang” seguiu para a devoção de um dos maiores públicos de um show de abertura do palco Mundo do festival. Mas ao longo da apresentação, o público se entreolhava e questionava: “Parece playback. Ela está cantando?”.
— Deu para reparar logo no início. Em algumas partes o som continuava e ela não acompanhava. A questão que pegou mesmo é que ela disse que ia relembrar o passado dela. Só o paredão mesmo que remeteu para o passado. Eu esperava muito mais — afirma a estudante Ana Beatriz, de 18 anos.

Nas redes, fãs também acusaram a cantora de usar playback, dublando as músicas ao invés de soltar a voz, e de antipatia. No último caso, gerou estranhamento o fato de Anitta demorar a se dirigir à multidão que acompanhava sua apresentação na Cidade do Rock.
Entendo que a Anitta tem uma carreira invejável e é uma das maiores artistas que o Br já produziu pra fora, mas sério, não dá. O playback dela rolando, com o microfone dela ligado num mínimo. Até agora 0 interação com público e uma cara de antipatia sem igual. — Drico ΔΔ (@Drimaiden666) October 5, 2019
>#AnittaNoRockInRio Anitta, me ajuda a te ajudar kkkkBora botar essa voz pra jogo Os playback tá matando pic.twitter.com/SD4rxHo25k — god me dibre (@i_ambessa) October 5, 2019
É a primeira vez que uma apresentação da Anitta e tenho algumas perguntas aos fãs dela.1) ela não conversa com o público?2) é playback ou ao vivo?3) cadê a força da voz dessa mulher? A voz dela é curta assim mesmo? — Camila (@Camilaa_Correa) October 5, 2019
Para compensar o uso do playback, Anitta investiu na dança. Na parte final do show, após um início com músicas mais calmas e em inglês e espanhol, a carioca decidiu “rebolar a bunda no Rock in Rio”. Segundo a estudante Mariana Jamas, de 17 anos, como a cantora “dançou muito” o playback não atrapalhou tanto.
— Nas músicas que ela fez em parceria com outros cantores também ficou muito claro que ela usou playback. O que salvou foi que ela dança muito no show — opina a fã.
A designer Carla Diniz, de 23 anos, também criticou o uso de playback por Anitta.
— Eu podia ter ligado o Spotfy em casa. Ela criou uma baita expectativa antes do show pelas redes sociais. Todo mundo esperava o “baile da MC Anitta”. Ai ela me vem com um monte de música internacional e com playback — lamenta.
Muitos fãs, no entanto, não se importaram com o playback e dizem que a performance não foi prejudicada.
— Eu acredito que pelo calor e por ter que cantar e dançar é justo (o uso de playback). É um esforço muito grande que se tem que fazer. O playback não atrapalhou a performance como um todo. — defende Danton Concencio, de 25 anos
— Eu nem percebi. Eu acho ela maravilhosa. Eu esperava mais, só que em relação às músicas do passado. Ela usou o cenário que lembra o início dela, mas as músicas foram as mais recentes — diz Gabriel Pereira, de 22 anos.







