O assessor parlamentar José Roberto Feltrin, de 55 anos, gravou um áudio, dias antes de morrer vítima de Covid, responsabilizando Jair Bolsonaro e o deputado José Medeiros (Podemos-MT) pela falta de vacinas contra o novo coronavírus.
Feltrin trabalhava para Medeiros e enviou o áudio para amigos. Na mensagem, ele estava com falta de ar e temia “não escapar da doença”. O assessor morreu na última terça-feira (18).
“Eu acho que não vou aguentar. Eu tô mal pra caramba. Tô mal. A culpa é desse capitão bunda suja [Bolsonaro] que não comprou vacina para nós. Minha saturação saturou de ontem para hoje”, disse o assessor parlamentar.
Ouça o áudio:
“É como se um filme tivesse passando na minha cabeça agora. Esse tal de Medeiros também é responsável por tudo que está acontecendo com o povo brasileiro, esse maldito. Ele é responsável também. Esse cara vem apoiando esse governo genocida aí, esse cara vem sabotando a vacina desde o início.
Já era para ter vacina para nós, para pessoas da minha idade e não tem. E ninguém faz nada nesse país maldito. Um retardado como esse Bolsonaro faz o que quer e ninguém faz nada”, complementou.
É isso.
DEU O QUE FALAR
O almoço dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso foi uma ideia dos petistas e vem sendo articulado há semanas, praticamente desde que suas condenações foram anuladas pelo STF. No entanto, o encontro deu o que falar, inclusive dentro do “ninho tucano”.

IGNORANDO
João Doria não vai comentar — pelo menos é a decisão dele até aqui — sobre o encontro de FHC e Lula. Nesta sexta-feira (21), o governador de São Paulo e presidenciável tucano não tocou no assunto nas redes sociais, onde é sempre muito ativo. Por meio de sua assessoria, também avisou que não vai entrar nessa história, por enquanto. Para analistas o encontro pode enfraquecer a candidatura de Doria.
AÉCIO GOSTOU
Já o deputado federal Aécio Neves (PSDB) quis opinar sobre o encontro. “Fernando Henrique, aos 90 anos, tem o direito de almoçar, jantar e tomar seu vinhozinho com quem ele escolher”, disse o parlamentar, que apoia a candidatura de Tasso Jereissati contra a de João Doria.
PENALIDADE
A justiça determinou que o senador Romário (PL-RJ) pague uma indenização de R$ 18,4 mil ao ex-presidente da CBF Marco Polo del Nero. Em 2017, Romário chamou o dirigente de “mau-caráter”, de “corrupto”, “safado” e “ladrão”, durante o programa “Bem Amigos”, do SporTV. Seis meses depois, Del Nero foi banido do esporte pela Fifa sob acusação de corrupção.

MOVIMENTAÇÃO
Rodrigo Pacheco (DEM) está em contato com alguns senadores para tentar costurar um acordo que leve Antonio Anastasia (PSD) a ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente do Senado nega que esteja fazendo tal movimentação.
REFORMAS
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse pelas redes sociais que a aprovação da MP da desestatização da Eletrobras, com 313 votos a favor e 166 contrários, permite “várias reflexões”. Para o deputado, o total de votos favoráveis “comprova que o ambiente para as reformas na Câmara está maduro, sólido e sedimentado”. A Casa aprovou na quarta-feira proposta que abre a possibilidade de que a maior parte das ações da Eletrobras seja vendida ao mercado e não mais fique no controle da União.
DISPUTA
Dois ministros de Jair Bolsonaro estão de olho na vaga ao Senado pelo Rio Grande do Norte em 2022: Fábio Faria, das Comunicações, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. Faria, deputado federal licenciado, já deu entrevistas confirmando sua intenção em concorrer ao Senado.
DISCRETO
Marinho está, por enquanto, mais discreto — o presidente da Assembleia Legislativa e o prefeito de Natal deram declarações recentes à imprensa local dizendo que votariam nele para o Senado. Faria está trocando o PSD pelo PP. Marinho não tem partido desde que deixou o PSDB. Ambos foram convidados por Ciro Nogueira a se filiar ao PP.
NOVO CORONAVÍRUS?
Cientistas anunciaram a descoberta de mais dois tipos de coronavírus capazes de infectar seres humanos. O primeiro é semelhante ao coronavírus que infecta cães e foi identificado em amostras de oito crianças internadas com pneumonia na Malásia, em 2017 — todas elas se recuperaram. O segundo, supostamente passou de porcos para seres humanos há muitos anos, e foi detectado no Haiti.

ATENÇÃO
Não existe qualquer indício que esses coronavírus possam ser transmitidos de pessoa para pessoa e tenham potencial de causar pandemia. As infecções que provocaram parecem ter sido casos isolados de pessoas contaminadas a partir do contato com animais. Porém, os estudos reacendem o alerta de que os coronavírus representam uma grave ameaça de saúde pública, que precisa ser intensamente monitorada.
QUASE 4 MIL
Pela segunda vez nessa semana, Pernambuco bateu o recorde de confirmações de casos de Covid-19 em 24 horas desde o começo da pandemia. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou mais 3.969 pessoas com a doença e 66 óbitos, elevando o total de infectados para 456.690 e o de mortes, para 15.258.
MÉDIA
A média de confirmação de casos também teve um recorde absoluto nesta sexta (21): foram 2.701 registros por dia, em média, na última semana. É 27% maior que a média registrada duas semanas atrás. O indicador da média de casos no estado está acima dos 2 mil registros diários há 15 dias seguidos.
FOTO DO DIA
