Por Luiz Roberto Marinho – A governadora Raquel Lyra (PSD) dá duplo troco ao prefeito João Campos (PSB), seu maior adversário à reeleição, filiando ao PSD os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), e de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), da Região Metropolitana do Recife (RMR), e oficializando, desta forma, a presença dos dois no seu palanque.
A troca das legendas dos dois prefeitos ocorre com pompa e circunstância, em evento certamente de militância ruidosa na tarde desta segunda-feira (22), no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, com direito à presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Na semana passada, Campos capturou o apoio do deputado estadual Fabrízio Ferraz (Solidariedade), que era da base da governadora. Raquel retruca não apenas somando ao seu palanque mais dois prefeitos, totalizando 74, o maior número de um partido no estado, como atinge seu arquiadversário na RMR, área de grande influência do prefeito do Recife, pela integração geográfica.

Com 490 mil eleitores, Jaboatão dos Guararapes é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, perdendo apenas para os 1,2 milhão do Recife, enquanto Camaragibe, com quase 125 mil eleitores, abriga o sétimo maior número de eleitores.
Além da importância eleitoral dos dois prefeitos, a governadora, em larga desvantagem, atualmente, nas pesquisas de intenção de voto, atinge também o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Fiel aliado de João Campos e candidato a uma das duas vagas ao Senado na chapa do prefeito do Recife, o ministro vê o Republicanos, presidido por ele em Pernambuco, perder um cabo eleitoral estratégico.
Raquel Lyra publicou nas suas redes sociais, neste domingo (21), registro de café da manhã, no sábado, no Palácio do Campo das Princesas, com Mano Medeiros e Diego Cabral, ao lado do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, oficialmente, conforme registro do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, para tratar do “desenvolvimento e o fortalecimento das parcerias entre os municípios e o Governo do Estado.” Na verdade, o café da manhã detalhou o tom dos discursos na filiação da dupla ao PSD, marcada para 15h55 como lembrança do número do partido, 55.








