Por André Beltrão – Depois de mais de 10 anos um grupo de jornalistas, radiadores e comunicadores vai lançar uma candidatura para bater chapa com o jornalista Múcio Aguiar. Demitido recentemente do Diário de Pernambuco, ele preside a entidade por um longo tempo e se recusa a sair do poder.
Depois de uma forte pressão de parte dos associados, Múcio Aguiar, disse a interlocutores que a eleição será em Dezembro. Acontece que a eleição já deveria ter ocorrido há vários meses, segundo o próprio estatuto. “Ele já deu sua contribuição mas quer apenas se perpetuar no poder”, disse um dos associadas.
A advogada da eventual chapa de oposição já solicitou as 10 últimas atas das reuniões da atual diretoria e os nomes de todos os associados que estão adimplentes e inadimplentes. Arrogante, o presidente da AIP se negou a entregar o material numa prova de que está com receio de ser derrotado nas próximas eleições.
A chapa tem até nome: Renovar para Mudar e pretende mesclar a experiência dos velhos profissionais, a garra e a coragem dos mais jovens. Além da valorização da categoria, haverá vários desafios e propostas inovadoras para a entidade que está amorfa e sem uma liderança que tenha interlocução com a sociedade civil e a classe política.
Uma delas será o de resgate do antigo prédio do Diário de Pernambuco, abandonado e se destruindo a cada dia. “Temos informações que o prédio que foi cedido a AIP em comodato foi devolvido. Isso mostra a incompetência da gestão atual”, disse o jornalista Ricardo Antunes, um dos líderes do movimento.
Indagado se prevê uma campanha de baixarias e caneladas ele foi direto. “Nós queremos eleições livres e transparentes. A AIP não pode ficar a serviço apenas de uma pessoa. Vamos jogar na bola mas também estamos prontos para responder a qualquer jogo sujo”, avisou.
Matéria relacionada:
Presidente da AIP, Múcio Aguiar é um dos demitidos do Diário de Pernambuco