Do G1 – Três dias depois do tiroteio que deixou dois presos feridos na Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco anunciou, na segunda (27), a transferência de mais de 150 detentos da unidade de segurança máxima para outros presídios do estado. As unidades que receberam os presos transferidos não foram informadas, segundo o governo, por motivo de segurança.
Por meio de nota, a secretaria informou ainda que, desde sábado (25), vem fazendo revistas na unidade prisional para apreender materiais ilícitos. Segundo o órgão, foram encontradas quatro armas de fogo, dezenas de armas brancas e bebidas alcoólicas.
A confusão ocorrida na noite de sexta (24) foi o segundo caso de violência registrado na Barreto Campelo em menos de um mês. No dia 3 de março, um detento foi assassinado por outro preso com um tiro à queima-roupa.
O Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE) disse, também por nota, que uma segunda revista foi realizada na penitenciária nesta segunda (27). A fiscalização, que contou com o apoio da Polícia Militar, foi feita no pavilhão E da unidade.
De acordo com o sindicato, havia no material apreendido:
- Oito aparelhos celulares;
- 24 carregadores de telefone;
- 15 facas artesanais;
- 15 facas industriais;
- Uma foice industrial;
- Quatro facões industriais;
- 12 latões de cachaça;
- 48 latões de cerveja;
- 510 pequenas porções de substância semelhante à maconha;
- Um revólver calibre 38;
- 12 munições.
No sábado, foi realizada uma vistoria na unidade prisional de segurança máxima. Foram apreendidas armas, incluindo facas e pistolas, além de drogas e munições.
Violência na Barreto Campelo
Uma troca de tiros entre detentos deixou dois homens feridos na noite de sexta (24) na Penitenciária Barreto Campelo. Esse foi o segundo caso de violência no local em menos de um mês.
De acordo com o Sinpolpen-PE, o crime foi registrado por volta das 20h45. Houve uma briga entre detentos de facções rivais e, em meio a um tiroteio, dois presos acabaram sendo atingidos.
Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado, os dois foram levados a uma unidade de saúde, receberam alta após atendimento e retornaram à unidade prisional.
Este foi o segundo caso de violência entre detentos da Penitenciária Barreto Campelo desde o início de março. No dia 3, um apenado foi assassinado por outro detento com um tiro à queima-roupa. O crime foi registrado por câmeras de segurança da unidade.
Também houve casos em outras unidades do sistema prisional em Pernambuco. No domingo (19), cinco presos ficaram feridos após serem baleados numa confusão no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, no Complexo do Curado, no Sancho, Zona Oeste do Recife.
Matéria relacionada:
Ouça os tiros da rebelião no Barreto Campelo. Polícia entrou no pavilhão e fez vandalismo