Por Danilo Duarte – O Cartório do Ofício Registral de Vitória de Santo Antão sofreu mudanças em sua administração que não têm agradado os usuários. A ação faz parte de uma ação do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), que realizou essas mudanças em vários cartórios do Estado de Pernambuco.
Mudou a administração do cartório e mudou também o atendimento à população que, a partir de então, passou a sofrer diversos problemas causados pela demora no atendimento de suas solicitações. Segundo informações, um simples documento, que antes era liberado em questão de horas, hoje passa dias para ser liberado.
Empresas também estão sendo prejudicadas com a precariedade do serviço oferecido pelo cartório. A exemplo das construtoras, que necessitam da liberação de documentos para dar continuidade às suas obras, mas, estão tendo que suspender os trabalhos por causa da demora para a realização dos serviços.
Informações dão conta de que alguns membros da nova administração do cartório costumam ameaçar de terem os documentos travados os usuários que reclamam do serviço.
De acordo com as reclamações, a população vem sofrendo bastante por conta da ineficiência cartorial. E já existem processos correndo tanto no TJPE, quanto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o intuito de solucionar esses problemas.
Entramos em contato com a assessoria do TJPE, que nos encaminhou para a corregedoria do órgão, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno. Nossa reportagem vai seguir acompanhando o caso e na medida em que for surgindo novas informações, nós vamos atualizando tudo por aqui.
Atualização:
Após publicação da matéria, a Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco enviou uma nota sobre o Cartório de Vitória. Segue a resposta:
A Assessoria de Comunicação Social da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco informa que não existe nenhuma reclamação registrada sobre a serventia de Vitória de Santo Antão. Esclarece ainda que qualquer demanda deve ser encaminhada para a Corregedoria do Extrajudicial para que as informações sejam devidamente apuradas.









