Por Ricardo Antunes — A operação contra as balsas de clandestinas de garimpeiros no rio Madeira vai para o quarto dia na altura do município de Autazes (AM). Ao todo já foram destruídas 131 dragas, máquinas usada nas embarcações para sugar o leito do rio, em busca de ouro, em um trabalho conjunto da Polícia Federal, Ibama e Marinha.
A operação teria sido mais efetiva se não fosse a lentidão do governo. E também se o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB-RJ), presidente do Conselho Nacional da Amazônia, não tivesse avisado na quinta-feira (25) que no dia seguinte a Polícia Federal e a Marinha fariam a inspeção.
O aviso foi suficiente para que as cerca de 300 dragas que estavam na região desde o início do mês, conforme denúncia do Grennpeace, pudessem se dispersar. Na manhã de sexta, poucas daquelas embarcações ainda estavam no mesmo trecho do rio.
Os garimpeiros seguiram em sua maioria para Borba, a 210 quilômetros de Manaus, para se esconder. Em grande parte, foram contratados com a família inteira pelos donos das dragas. Mas devem voltar assim que a Polícia Federal deixar o local, disseram em entrevista ao site do jornal O Estado de S.Paulo.
PÉ ATRÁS
O senador Alvaro Dias sondou Rodrigo Janot, o ex-PGR, para se filiar ao Podemos. Um dos objetivos seria lançá-lo ao Senado pelo Distrito Federal, no lugar de Reguffe, que tentará o governo.

INCIDENTES
Há resistências ao ex-PGR, que durante a Lava Jato, foi flagrado em um encontro com o advogado da JBS num bar. Além, é claro, do episódio, relatado por Janot, sobre ter ido armado ao Supremo para matar Gilmar Mendes.
CHAMOU O MEIRELLES
O governador de São Paulo, João Doria, convidou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles para compor um núcleo de economistas que será responsável por elaborar o programa econômico de sua candidatura presidencial. Meirelles já aceitou o convite.
APROXIMAÇÃO
No fim de semana, Lula participou de um encontro virtual com evangélicos que a deputada Benedita da Silva, evangélica, ajudou a organizar.
CONCORRÊNCIA
O PT tentou fazer barulho com o evento, porque sabe que, hoje, boa parte das lideranças evangélicas estão com Jair Bolsonaro.

CIRISMO
Caso Ciro Gomes seja eleito presidente no ano que vem, as mudanças recentes na legislação trabalhista brasileira poderão ser revertidas. É o que promete o cacique nacional do PDT, Carlos Lupi, em vídeo divulgado em seu perfil nas redes sociais.
CLT
Ele não dá detalhes de como isso seria feito, mas diz que o partido irá perseguir o modelo original da CLT criada por Getúlio Vargas, com a carteira de trabalho, o décimo terceiro salário, as férias remuneradas e a organização sindical forte.
APOIO
Nessa guinada à esquerda, Carlos Lupi encontrou o pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSol, Guilherme Boulos, para discutir um possível apoio à campanha do líder do MTST.

SUCESSO
Após o sucesso da 15ª Corrida da Fogueira de Tamandaré, realizado nesse domingo (28), o tradicional evento pode virar uma meia maratona internacional em 2022.
INSCRIÇÕES
Já estão confirmadas as presenças de corredores do Quênia, Europa e da América do Sul. As inscrições já vão começar em dezembro deste ano.
FOTO DO DIA:
