Da Redação do Blog – “Aqui não é território de crime, e nós não vamos admitir isso.” Foi com essa frase enfática que a governadora Raquel Lyra (PSD) destacou que Pernambuco virou referência nacional no combate ao crime organizado. Em entrevista exclusiva ao blog, ela defendeu que a mudança foi graças a uma clara de postura e gestão.
Segundo Raquel, o Estado saiu da posição de segundo pior executor do Fundo Nacional de Segurança Pública para se tornar o terceiro melhor do Brasil. “Estamos executando dinheiro, fazendo obra, equipando, formando e integrando. Pernambuco hoje é recordista em operações contra o crime organizado, com apoio da Polícia Federal e da FICCO. Os números são deles, não meus”, reforçou.
No segundo momento da conversa, a governadora contextualizou a transformação mais ampla que seu governo tenta implementar. Ela explicou que a centralização das licitações na Secretaria de Administração foi decisiva para cortar desperdícios. “Tinha medicamento comprado com 200%, 300% até 400% de diferença de preço. Agora é tudo online, com escala, transparência e governança. Sem cartas marcadas.”
Raquel também citou avanços na saúde, como filas zeradas de exames e recordes de cirurgias eletivas. “Eu podia ter escolhido o caminho fácil, passar tinta e fingir que estava tudo certo. Mas eu não sou mulher de atalhos.”








