Por Ricardo Antunes
O ex Secretario de Imprensa de Miguel Arraes e Eduardo Campos, Evaldo Costa, é o nome favorito em todas as bolsas de apostas para assumir a redação do Diário de Pernambuco. Competente e com passagens em várias redações de jornais como O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, JC e o próprio DP, o “socialista” é homem de extrema confiança do PSB e foi assessor direto de Eduardo Campos até disputar um mandato de deputado federal pela Paraíba. É considerado o “preferido” da ex-primeira dama, Renata Campos, prima de Mauricio e Alexandre Rands, novos donos do Diário de Pernambuco.
O jornal deve mesmo passar por profundas alterações no seu formato editorial apontado, entre a maioria dos jornalistas e publicitários como “decadente”, mas segundo uma fonte ouvida pelo blog não trarão grandes mudanças em termos de conteúdo. “O DP é um jornal conservador e sempre governista. Agora se a profissionalização por um lado ajuda, por outro o projeto político vai atrapalhar e muito. Sempre haverá um olhar de desconfiança até porque isso é um negócio”, afirma ele. Evaldo deve assumir no lugar da atual editora chefe, Vera Ogando, que seria remanejada para outro setor.
Se preferir uma solução “menos política”, um dos nomes cogitados é o do premiado Gilvandro Filho, outro profissional respeitado com passagens pelo JB e ex-editor do Jornal do Comércio. Além de trazer na bagagem três Prêmios Esso de jornalismo, “Gil” traria “cara nova” ao jornal, além da experiência de ter passado mais de 15 anos no jornal concorrente, hoje, o maior do Estado. Ao blog, uma fonte lembrou que quando o empresário João Carlos Paes Mendonça, assumiu o Jornal do Commercio foi buscar um profissional com quem o grupo não tinha qualquer relação: O jornalista Ivanildo Sampaio que comandou a renovação do Jornal e o levou a conquistar a liderança no Estado.
A atual comandante da redação do DP, Vera Ogando, não será demitida. Ela tem boas relações com Alexandre Rands, desde os tempos que editava o Caderno de Economia e é considerada uma carta importante por ser “da casa” e conhecer a equipe atual. Os editores assistentes, Paulo Goethe e Paula Lousada, que estão há mais de 15 anos no DP, devem ser substituídos por pessoas de confiança do novo Editor Geral Entre os nomes cotados para editores assistentes, estão os jornalistas Marco Bahe (publicitário e também ex assessor do Governador Eduardo Campos), Fabiana Galvão (atualmente numa assessoria de imprensa) e Sergio Montenegro ( ex JC). Todos eles têm boa relação com Evaldo Costa. Dois colunistas estão confirmados para permanecer na equipe. A competente, Marisa Gibson, que durante muito tempo foi Editora de Política e o veterano colunista social, João Alberto, muito querido por todos.
A amigos, Evaldo Costa já sinalizou topar o desafio de comandar a redação do DP o que seria um retorno ao “batente” que ele deixou para seguir uma carreira vitoriosa como assessor que o levou a ter muito poder nos Governos de Miguel Arraes e no primeiro Governo de Campos – de quem foi coordenador de campanha. No segundo mandato, no entanto, ele viu seu prestígio diminuir, pois não alcançava o “ritmo frenético” de trabalho do ex-governador. “Ele era lento, preguiçoso e deixava as pessoas sem retorno o que o desgastou muito”, diz um publicitário lembrando que ele foi pouco a pouco sendo alijado do núcleo de poder. Essa constatação pode ser facilmente observada pelos fatos. De “todo poderoso” braço direito de Arraes e Eduardo Campos, Evaldo Costa, arrumou tanta confusão que nem sequer foi cogitado para coordenar a campanha do Prefeito, Geraldo Júlio, sendo substituído pelo jornalista Carlos Percol, escolhido por Campos para coordenar sua campanha presidencial.
A saída “honrosa” para Evaldo, negociada no Palácio, foi ele disputar um improvável mandato de deputado federal na Paraíba pelo PSB que terminou num fiasco. Ele teve uma pífia votação e teve que retornar ao Recife. Há dois meses, “desalojou” seu amigo, Pedro Moura e assumiu o cargo de Diretor do Arquivo Público Estadual. O último trabalho do assessor do PSB foi o de “encadernar” os discursos de Eduardo Campos, lançado como “livro” pela Assembléia Legislativa o que agradou muito a viúva do ex-governador, Renata Campos, que tem muito apreço pelo assessor. O blog enviou dois recados pelo inbox do Face e telefonou para Evaldo mas não obteve retorno. Nessa sexta você confere os nomes dos blogueiros que estão cotados para outros cargos na redação do DP







