Por André Beltrão — Não é de hoje que o comportamento do blogueiro Magno Martins chama a atenção. Somos da mesma geração, mas trilhamos caminhos diferentes. Ele, no DP, eu na afiliada da Globo em Fortaleza, a TV Verde Mares. Dele, sempre soube que se tratava de um profissional correto e trabalhador. Veio do sertão e logo se destacou. É autor de vários livros. Até lembro de ter cruzado com ele algumas vezes em Brasília.
O tempo passou e depois de um problema pessoal e amoroso que teve, ele não passa um dia sem “esculhambar” a vida dos outros. Estava dando uma olhada nos blogs de Pernambuco por mais de 15 dias. Tem de tudo. Bons, ruins, interessantes, alguns para melhorar, uns poucos que se deva elogiar. A maioria, entretanto, honesta profissionalmente. Decentes.
Chamou minha atenção, por isso mesmo, o seu espaço e a coluna que faz diariamente. Do nada ele chama Lula de “presidiário”, o ex-prefeito Geraldo Júlio de “ladrão”, o governador Paulo Câmara de “desonesto e péssimo gestor”, e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, de “mainha”. Uma vez postou uma foto dela sem a aliança de casamento, fazendo ilações jocosas e desnecessárias em torno de uma mulher e de uma prefeita honrada. Filha e herdeira política de um homem igualmente honrado, o ex-governador João Lira.
A sanha dele “em busca de sangue” não tem fim. Não sei se isso aumenta sua audiência, se é uma questão pessoal ou a quem ele está servindo, mas chama atenção a falta de pudor, as palavras chulas, o linguajar próprio dos maloqueiros.

Hoje, como não tinha a quem destilar seu veneno, pediu desculpas aos leitores por não ter tirado uma foto do ex-secretário Pedro Eurico, que fazia sua caminhada na Jaqueira. Disse que era cinismo ele caminhar no Parque da Jaqueira. Isso mesmo.
Como se o ex-secretário, que responde acusação por violência doméstica, estivesse condenado ou em prisão domiciliar. Salvo engano, ele mora naquela região e há 30 anos faz sua caminhada diária.
Isso é muito ruim e só atesta o que um ser humano é capaz de fazer. Chegou até a dar espaço a um ex-marido de Maria Eduarda. “Se ele passar na minha frente eu vou pegá-lo”, dizia, algumas semanas atrás, um senhor brabo que demonstrava prazer em ameaçar o ex-secretário.
Como se um eventual crime pudesse ser compensado por outro. Se Pedro Eurico é culpado a Justiça vai dizer. Magno gostaria que ele fosse linchado em praça pública? Parece que sim.
O caso que saiu na imprensa nacional teve ampla divulgação em toda mídia. Ninguém defendeu que o ex-secretário fosse condenado sem o devido processo legal.
O blogueiro, que sonha em ser Senador da República, também tem especial obsessão pelo PSB. Não se sabe por qual motivo. Aliás, se sabe, mas não é o caso de contar por aqui.
O PSB governa os estados por longos 14 anos. É mais que natural que se condene o que se acha errado.
Todos erram e são passíveis da boa crítica. Mas ela tem quer ter princípios e forma. Não posso chamar ninguém de “ladrão” já que isso excede até a própria liberdade de expressão.

O que causa estranheza, mas nem tanto assim, é que ele não tem a mesma virulência e o mesmo apetite contra o prefeito de Petrolina e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho. Miguel é filho do senador e ex-líder do Governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho.
Não existe nenhum problema que seu blog tenha um banner da prefeitura de Petrolina. Ele tem direito de ganhar o seu “ganha pão”, como, aliás, qualquer um de nós.
Que o faça, no entanto, sem ter que usar palavras e adjetivos que só se ouve em discussões de bandidos. Se não gosta de “João ou de Maria”, que respeite pelo menos a liturgia do cargo.
Não sei a idade do blogueiro, mas deve ser igual ou perto da minha. Resta saber por qual motivo ele continua com esse ódio e com essa baixaria. Quem não teve problemas em sua vida? O próprio Magno teve vários. Seria o caso de contar dois ou três em outro artigo? Claro, que não.
Quem nunca esteve em um momento difícil, delicado, e precisou de ajuda e orientação? Quem nunca tomou remédio para depressão?
O blogueiro é diferente das outras pessoas? Não creio.
Por isso, e pelas inúmeras histórias que ele tem e que muita gente sabe, vale o ditado popular:
“Macaco, olha o teu rabo”
O blogueiro, pequeno no caráter como na estatura, parece que esqueceu.
Alguém tem que lembrar que ele tem um.
_____________________________
*André Beltrão é jornalista formado pela UFPE e colabora com o blog