Por André Beltrão – Uma viagem internacional por mês, em média, tem sido a rotina do prefeito João Campos (PSB), este ano, duas delas com a namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Junto com ela, o prefeito do Recife está neste momento em Boston (EUA), para onde embarcou na quinta-feira (10), só retornando ao Recife na noite da segunda-feira (14).
Ele e Tabata participam, na Universidade de Harvard, da Brazil Conference, promovida anualmente pelos estudantes brasileiros da universidade para discutir os rumos do país, com debates sobre economia, educação, desenvolvimento social. O casal esteve lá no ano passado.
Em janeiro, de férias, João Campos e a namorada curtiram lua de mel na chiquérrima e carésima estação de esqui de Saint Moritz, na Suíça, hospedando-se na luxuosa Suvretta House, onde a diária chega a R$ 9,5 mil.
Somente em fevereiro João Campos não pegou avião para o exterior. Depois de Saint Moritz, esteve no Porto, em Portugal, entre 19 e 25 de março, com a família, para participar, no Instituto Pernambuco-Porto, mantido pelo empresário Zeferino Ferreira da Costa, do Dia Internacional da Síndrome de Down, da qual é portador o irmão Miguel.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/2/b/YMeI5rQfAv9kaUOPzbKA/joao-tabata2.png)
Mal botou o pé de volta no Recife e embarcou para Santiago, onde participou, nos dias 26 e 27 de março, como um dos conferencistas, de um painel com prefeitos de 48 países promovido pela 65ª reunião dos governadores do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Retornou no dia 28.
Como se viu, este número de horas voadas não computa as viagens internas. João Campos deve ser eleito presidente nacional do PSB no final de maio. A sede do PSB fica em Brasília, na quadra comercial 304 norte, o que obrigará o prefeito a viagens no mínimo quinzenais à Capital Federal. Quem vir o prefeito governando sua cidade ganha duas vagas numa das polêmicas creches mantidas pela prefeitura.









