O cerco policial ao ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e a delação do ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, ao supremo togado Dias Toffoli provocaram pânico em Brasília. Como resposta, duas iniciativas foram criadas para tentar barrar investigações contra autoridades brasileiras.
Uma ação penal movida pelo procurador-geral Augusto Aras e um ofício subscrito pelo chefe da Polícia Federal Paulo Maiurino pedem que sejam barradas operações iniciadas sem a manifestação prévia da Procuradoria, como ocorreu no caso de Salles.
No ofício, Maiurino informa que cogita reestruturar a PF para que investigações contra autoridades como Salles e Toffoli, com foro nos tribunais superiores de Brasília, passem pelo seu gabinete.
As suspeitas contra Salles, chamado por Bolsonaro de “ministro excepcional”, podem ser infundadas. A delação de Cabral contra Toffoli pode ser apenas a tentativa de um bandidaço de obter vantagens judiciais imerecidas, caluniando um magistrado incorruptível. Entretanto, as tentativas de blindagem aumentam ainda mais a sensação de que os poderosos de Brasília tentam esconder ilícitos.
Cabe saber se a sociedade brasileira vai admitir que os governos e o Judiciário criem mais dispositivos para dificultar a investigação e a transparência sobre figuras de autoridade.
PREOCUPAÇÃO
Três semanas depois de passear de moto por Brasília, Jair Bolsonaro repete a dose amanhã no Rio de Janeiro. O GSI, Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança de Bolsonaro, tem preocupação com o roteiro escolhido. Teme-se que possa haver manifestações contrárias ao presidente, o que não ocorreu em Brasília.

ITINERÁRIO
O passeio se estenderá por 60 quilômetros: começará de manhã no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e terminará no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.
TRIO
Em “namoro” com o presidente Jair Bolsonaro, o PP, do senador Ciro Nogueira (PI), um dos líderes do Centrão e atualmente um dos principais aliados do Palácio do Planalto, quer filiar três ministros do governo que devem disputar eleições em 2022. A ida do titular das Comunicações, Fábio Faria (de saída do PSD), deve ser oficializada em breve, e a legenda tenta atrair também Ricardo Salles (Meio Ambiente), e Tereza Cristina (Agricultura).
POUSO
O robô Zhurong, da missão espacial da China a Marte, desceu de sua plataforma de pouso e tocou o solo do Planeta Vermelho, informou a Administração Espacial Nacional do país. A descida foi às 10h40 da manhã deste sábado (22) no horário de Pequim; 23h40 de sexta no horário de Brasília.

AMBIÇÃO
A China tem planos espaciais ambiciosos – que incluem lançar uma estação orbital tripulada e um pouso humano na Lua. Em 2019, o país se tornou o primeiro a pousar uma sonda espacial no lado oculto do satélite terrestre. Em dezembro, trouxe rochas lunares para a Terra pela primeira vez desde os anos 1970.
ANIMADO
O ministro João Roma animou-se com pesquisas que o colocam com dois dígitos na disputa para o governo baiano em 2022. A interlocutores, disse que vai se movimentar “com prudência, mas não posso fechar os olhos para esses números”. Se resolver entrar nesta disputa, apoiado por Jair Bolsonaro, claro, vai encarar Jaques Wagner e o seu ex-amigo, ex-aliado e ex-chefe ACM Neto.
MUDANÇAS
Desde que assumiu o cargo, em fevereiro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem se esforçado para evidenciar a nova fase harmônica entre Legislativo e Executivo, o que, na prática, tem se traduzido em atos que esvaziam a agenda do antecessor, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Entre as ações, o Presidente da Câmara acabou com a comissão que debatia a reforma tributária e o grupo que discutia lavagem de dinheiro.
AÍ NÃO
A recém-nomeada secretária de enfrentamento à Covid-19, Luana Araújo, de órgão ligado ao Ministério da Saúde, entregou o cargo ao ministro Marcelo Queiroga. Empossada na quarta-feira, 12, ela ficou pouco mais de uma semana no cargo. Segundo assessores próximos, Luana não aceitou “entubar” determinações vindas do Palácio do Planalto.

DECEPÇÃO
Médica e infectologista, Luana estava animada com as possibilidades de encampar um direcionamento de políticas no combate à pandemia pautadas pela ciência. Não durou uma semana. Ela é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, referência nos estudos sobre a doença.
VACINA RUSSA
Governadores do NE entregam à Anvisa documento que faltava para análise da Sputnik V. O relatório técnico com dados sobre qualidade e eficácia da vacina foi protocolado pela Procuradoria-Geral da Bahia, que atua na esfera jurídica representando os nove Estados do consórcio. O novo relatório também será levado pelos governadores ao Supremo Tribunal Federal, para pedir agilidade na análise dos dados.
PROMESSA
Em vídeo ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, prometeu obras viárias nas BRs 232, 104 e 423, em Pernambuco. O vídeo foi gravado na visita que o presidente Bolsonaro fez ontem ao Maranhão.
CANDIDATO?
Antes, o ministro do turismo havia anunciado, também com um vídeo, a chegada de uma agência da Caixa para Noronha, ao lado de Bolsonaro. Os aliados contam que, com o apoio do presidente Bolsonaro, Machado pode sair candidato a algum cargo majoritário, como Senado, no Estado de Pernambuco ou no centro oeste, onde também mantém empreendimentos agropecuários.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado 22/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







