Da Redação do Blog – O movimento Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco vai ingressar na Justiça com ação contra o reajuste de 4,6% nas passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife, aprovado nesta quinta-feira (15) pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).
A Frente diz, em nota, que o CSTM não poderia pautar o reajuste porque não foram apresentadas em tempo hábil as propostas, as planilhas e documentos necessários para a votação. Com a decisão, o valor do Bilhete Único, utilizado pela maioria dos passageiros, passará de R$ 4,30 para R$ 4,50.
O coordenador da Frente, Pedro Josephi, afirma que o regimento interno do CSTM estabelece que as propostas, estudos e documentos técnicos devem ser apresentados no mínimo 10 dias antes da reunião, mas só foram disponibilizados aos conselheiros na última terça-feira. Segundo ele, “de forma truculenta e autoritária, o governo de Pernambuco impõe aumento abusivo”.
Afirma a Frente que o setor opera 80 % do sistema sem licitação e sem contratos administrativos, o BRT está sendo desestruturado, os ônibus têm mais de 10 anos de vida útil, a maioria sem ar condicionado e sem recursos tecnológicos mínimos (aplicativo integrado e internet), além de haver superlotações nos terminais integrados e pouco tempo para integração temporal.











