Por Ricardo Antunes — Desde 13 de novembro, o Brasil não tinha um número tão alto de óbitos por Covid como nesta terça-feira (25): foram 400 mortes em apenas 24 horas. A média móvel de casos atingiu recorde pelo oitavo dia consecutivo, com mais de 183 mil novas infecções. O aumento nos registros pode significar uma nova onda da doença no Brasil.
Conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil teve 487 mortes e 183.722 novos casos de covid-19 confirmados nesta terça. Em 13 de novembro, ocorreram 731 óbitos. Esses números também indicam que a média móvel de casos, somando os últimos sete dias, chegou a 157.060 e atingiu um novo recorde pelo oitavo dia consecutivo desde o começo da pandemia, em março de 2020.
Enquanto a expansão da covid no mundo desacelerou, o Brasil foi na direção oposta. A alta no número de casos fez a ocupação de UTIs para covid crescer em 18 estados e no DF.
DESEMPENHO
A economia brasileira deve ter crescimento próximo a zero este ano, prevê o fundo Monetário Internacional, em relatório divulgado nesta terça (25). Será provavelmente o pior desemprenho entre principais economias em 2022.

AVISO
Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, afirma que abrirá dissidência em Pernambuco para apoiar a candidatura de Lula a presidente. O PP é um dos principais partidos da Frente Popular, estando aliado ao PSB desde 2006.
PLEITO
Eleição também foi o tema do encontro entre Augusto Coutinho (SD), e do governador Paulo Câmara (PSB). Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, também esteve presente.
BASTIDORES
Já foi aventado que Augusto Coutinho pode trocar o atual partido pelo MDB, o que manteria a sigla na Frente Popular. Paulinho da Força é contra e trabalha com a hipótese de viabilizar uma chapa sem que Augusto deixe o Solidariedade.
CABEÇA-DE-CHAPA
O presidente do União Brasil, Luciano Bivar não descarta que o partido tenha um candidato próprio a presidente. Discute-se até a filiação do ex-juiz Sergio Moro, hoje no Podemos.

OBSTÁCULO
Por enquanto, a sigla continua apenas conversando com PSDB, MDB e Podemos, sem tomar nenhuma decisão definitiva. O próprio Bivar admite que a ausência de homologação do União pelo TSE tem dificultado as costuras políticas.
PITACOS
Túlio Gadêlha (PDT) só oficializará sua filiação à Rede no mês de março, mas já começou a opinar sobre as alianças da sigla. Gadêlha quer o partido orbitando em torno da candidatura de Lula (PT). Mas alguns dirigentes preferem uma aliança com Ciro Gomes (PDT).
CIDADANIA
O presidente do Cidadania, Roberto Freire, admitiu nesta terça-feira (25) que a pré-candidatura do seu partido à Presidência da República não se sustentará até o primeiro turno, marcado para 2 de outubro. “Não se sustenta. A federação está sendo discutida pelo Cidadania e, seja ela qual for, o nosso pré-candidato não será o escolhido”.
TURISMO
Em Alagoas, onde participa do lançamento da campanha promocional “Nordeste Arretado” ministro Gilson Machado, propôs o projeto de turismo integrado entre Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

UNIÃO
A ideia de incentivar viagens turísticas interestaduais de forma unificada, tem o objetivo de aumentar a visibilidade e competitividade dos quatro destinos nordestinos no cenário nacional.
CANCELADO
O show que a cantora paulista Ana Cañas faria no Teatro Guararapes neste sábado (29) foi adiado e terá uma nova data, em decorrência do aumentos de casos de Covid-19 no Estado.
SHOW
A apresentação integra a turnê “Ana Cañas Canta Belchior”, que também passaria por João Pessoa, Natal e Fortaleza – cidades que também não receberão o show nas datas inicialmente agendadas.
FOTO DO DIA:
