Da Redação do Blog — O ministro da Cidadania, João Roma, reafirmou, em entrevista à TV neste domingo (17) que o Auxílio Brasil — substituto do Bolsa Família — deve beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas e pagar, em média, R$ 300 ao mês. Segundo Roma, o Bolsa Família contempla atualmente 14,6 milhões de famílias com um pagamento mensal médio de R$ 190.
Apesar da previsão do governo, a definição depende da aprovação de fontes de recursos para bancar a ampliação do valor do benefício, às vésperas das eleições de 2022.
“Acredito que nós próximos dias o presidente Bolsonaro deve reunir toda equipe, tanto do Ministério da Cidadania como do Ministério da Economia, para apontar as fontes de recursos. É uma decisão de governo. […] Precisa ter muito cuidado e muito zelo na responsabilidade no quesito fiscal.“
Entre as possíveis alternativas, ele citou a PEC dos Precatórios, que pretende liberar parcela de recursos dentro do teto de gastos, e o projeto de reforma do imposto de renda, ambos em discussão no Congresso.