Da Redação do Blog – Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou neste sábado (5) de Lisboa com destino a Beirute para repatriar brasileiros no Líbano. A aeronave, modelo KC-30, levantou voo às 6h55 e deve pousar em Beirute às 11h (horário de Brasília), retornando a Lisboa após o embarque dos passageiros.
A previsão é que chegue ao Brasil na manhã de domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos (SP), com expectativa de 220 brasileiros e familiares a bordo. O voo, inicialmente programado para sexta-feira (4), foi adiado por questões de segurança devido a bombardeios em várias regiões do Líbano.
O Brasil pode buscar até 500 pessoas por semana, e a embaixada em Beirute está consultando a comunidade local para organizar a repatriação. Em 2006, durante uma crise semelhante, cerca de 3 mil brasileiros deixaram o Líbano.
Conflito
O Líbano tem sido alvo de bombardeios israelenses, focando em alvos do Hezbollah, resultando em mortes de civis, incluindo dois brasileiros desde 20 de setembro. Em 30 de setembro, houve uma invasão por terra.
O chanceler Mauro Vieira informou o presidente Lula sobre a situação em Beirute e se reuniu com o chanceler libanês para discutir a repatriação de brasileiros.
Desde 23 de setembro, o Itamaraty avalia a operação de repatriação, considerando rotas pelo aeroporto de Beirute e bases aéreas russas na Síria, como Hmeymim e Shayrat, além da possibilidade de retirada pelo Chipre.