Por Ricardo Antunes — Os dados são de 2021, levantados pela Codeplan, empresa estatal local responsável por pesquisas sócio-econômicas, mas não devem ter mudado muito: são nordestinos 22,3% dos pouco mais de 3 milhões de moradores do Distrito Federal, tão criticado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que quer reduzir as dotações do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), como está acompanhando o blog.
Entre os 22,3% de nordestinos, o maior contingente é de baianos, como Rui Costa.
A maior parte desses baianos porretas deve ter migrado fugindo das mazelas dos dois mandatos dele como governador da Bahia.
REDUÇÃO
Durante a visita ao polo automotivo de Goiana – na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o presidente Lula viu que o programa para baratear o carro popular começa a mostrar resultados. As montadoras começam a liberar as tabelas com os preços de carros com descontos e lançam campanhas de marketing. A Renault já anuncia o Kwid Zen por R$ 58.990, uma redução de R$ 10 mil na comparação com o valor sugerido antes das medidas implementadas.

A PICANHA VOLTOU
De quebra, a inflação da carne bovina também está apresentando sinais de alívio. A disparada nos preços nos últimos 4 anos foi tão grande que virou tema de embate político. Durante a campanha, por exemplo, Lula chegou a prometer que o brasileiro voltaria a fazer churrasco e comer picanha no seu governo. O preço do corte, inclusive, recuou 3,80%, mas a maior baixa foi a da alcatra (-5,24%), e do filé-mignon (-5,23%). Mas nem tudo são flores, a também prometida “cervejinha” deve subir, já que vários estados querem elevar os impostos do setor, que teve o caixa comprometido na pandemia.
PROPINA
A investigação da Polícia Federal (PF) que apura o desvio de recursos do Ministério da Educação (MEC) descobriu que o homem da mala do esquema tinha uma rotina de entrega de pacotes que incluiu visitas a Laurício Monteiro Cruz, diretor de Imunização da gestão do general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, e ao deputado federal pelo Distrito Federal Gilvan Máximo, do Republicanos.
MIMOS
Ao Metrópoles, o deputado admitiu que o pacote continha dinheiro, mas afirmou que o valor se referia ao pagamento de dois relógios Rolex que ele havia vendido ao entregador.

MOTIVO
Segundo o Tribunal Eleitoral, Dallagnol foi cassado por fraude à Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF, em novembro de 2021. Ele renunciou ao cargo de procurador da República quando já havia sinais de que poderia ser exonerado por desvio de conduta. Se ele tivesse sido punido no processo disciplinar, teria se tornado inelegível — e, portanto, não seria hoje deputado. Irritado, o parlamentar cassado promete “recorrer até o fim”.
CRÍTICAS
Marcas como a Claro, a Avon e a Guaraná Antarctica criticaram nesta 3ª feira (06) a abordagem usada na propaganda da companhia aérea britânica Virgin Atlantic para anunciar o começo das operações no Brasil. Em vídeo divulgado pela companhia aérea no Twitter, a atriz brasileira Juliana Paes aparece vestida com trajes carnavalescos dentro de um avião.
EXAGERO
Ainda na publicação, a empresa usou termos como “casa do samba, caipirinhas, praias, belas maravilhas naturais e rica história arquitetônica”, para se referir ao Brasil. E qual seria o problema?
HOMENS DE PRETO
Pela primeira vez na história, a Seleção Brasileira de futebol irá utilizar uma camisa totalmente preta, com apenas os números em dourado, durante o amistoso contra a seleção da Guiné, que ocorrerá no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, no dia 17.

RECADO
Essa mudança no uniforme faz parte de uma ação antirracista organizada pela CBF para a partida. O jogador Vini Jr. estará em campo usando a camisa número 20. Prevê-se que a camisa preta seja utilizada apenas no primeiro tempo, enquanto os jogadores vestirão a tradicional camisa canarinho na segunda etapa. Todos os jogadores brasileiros participarão dessa manifestação.
EXPOSIÇÃO
Exposição na Praça de Eventos do Shopping Tacaruna, no Recife (PE), celebra os 110 anos de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1922-1989), completados em dezembro de 2022. A mostra interativa, que tem como base o livro homônimo do escritor paraibano Paulo Vanderley, reúne cerca de cem peças e documentos do acervo pessoal do artista pernambucano. Vai até 28 de junho (segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 21h).
FOTO DO DIA
