Da Redação do Blog – O pleito que vai escolher o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco só vai ocorrer em novembro deste ano, mas a campanha dos pré-candidatos Almir Reis, da oposição; e Fernando Ribeiro, da situação, segue com muitas trocas de acusações e baixarias. Ambos os candidatos afirmam que são vítimas de “Fake News” e, cada vez mais, estão utilizando as redes sociais para se “defender” e apresentar sua versão.
Esta semana, Almir Reis, que lidera o movimento “A Ordem é Renovar”, compartilhou na página dele no instagram um “print” de uma publicação do candidato Fernando Ribeiro no facebook em 2016. Na publicação, Ribeiro convoca seus seguidores para o protesto contra o governo da então presidente Dilma Rousseff, do PT, na praia de Boa Viagem, no Recife. Após compartilhar a publicação do adversário, Almir compartilhou um vídeo justificando o “ataque” a Ribeiro.

“No tocante a alegação que tem sido repetida diuturnamente de que Amir é ligado a partido político A, B ou C, eu reforço que é mais uma inverdade, que é leviano. Almir não tem filiação partidária, nunca ocupou cargo político no governo de A, B ou C, seja municipal, estadual ou federal, nunca defendeu governo de A, B ou C diferentemente, inclusive, do que acontece do outro lado. O Outro lado tem um perfil político-partidário de longa data, que defende posições políticas de longa data, inclusive chegou a convocar a advocacia para protestos pró-impeachment de A, de B ou de C. É esse tipo de postura que a gente quer longe da OAB.” Justificou Almir Reis.

Já o candidato Fernando Ribeiro, que encabeça a chapa do movimento “Advocacia Mais Unida” também utilizou as redes sociais para rebater as mensagens do adversário. Em um vídeo publicado no instagram, Ribeiro afirma que sempre foi contra a corrupção, independente do partido político.
“Pessoal, tem gente incomodada porque me posicionei em 2016 contra corrupção. Reafirmo aqui: fui, sou e sempre serei contra corrupção, isso não tem nada a ver com política e tem tudo a ver com ser independente. Vamos em frente porque a OAB ela não tem espaço para projetos pessoais ou projeto de governo, seja federal, estadual ou municipal, querendo acupar nossa OAB. A OAB é independente e vamos seguir trabalhando para que ela continue independente.”, disse Ribeiro.
No último domingo (29) Fernando Ribeiro e o atual presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, participaram de uma live organizada pelo blog exame de ordem e foram vítimas de ataques proferidos por perfis falsos do instagram.
Procurada pela reportagem do blog, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.