Da Redação do Blog – A Dix Empreendimentos, concessionária do aeroporto de Fernando de Noronha por mais 23 anos, divulgou nota oficial nesta segunda-feira (13) na qual promete restabelecer o balizamento noturno da pista na próxima semana.
A inoperância do sistema obrigou moradores da ilha a se mobilizarem, colocando carros e caminhões para iluminação da pista, no domingo (12), de modo a permitir o pouso de uma aeronave de UTI para transportar ao Hospital da Restauração, no Recife, uma paciente, Luana Pedro de Lima, ferida gravemente num acidente de motocicleta.
Confira a íntegra da nota.
“A DIX Aeroportos informa que realiza regularmente testes no sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha. Durante um desses testes de rotina, foram identificados rompimentos no sistema. O Aeroporto mantém atualmente operações apenas diurnas, com fechamento das operações no período noturno em razão das obras de requalificação do sistema de pistas que estão em andamento, conforme registro nas informações de aeronavegabilidade.
Imediatamente após a ocorrência, foi realizado o levantamento técnico e providenciado o material necessário para os reparos, com os trabalhos de recuperação e restabelecimento completo do sistema programados até a próxima semana.
Durante o procedimento especial realizado ontem, foi aplicado um protocolo emergencial de operação, com a participação integral da equipe operacional da DIX, garantindo total segurança em todas as etapas. A operação ocorreu de forma rápida e segura, resultando na decolagem da aeronave de volta ao Recife por volta das 20h (horário local).
A DIX Aeroportos reforça seu compromisso com a segurança operacional, a excelência nos serviços prestados e a eficiência das operações aeroportuárias no arquipélago de Fernando de Noronha, mantendo atuação contínua e preventiva em todos os sistemas sob sua gestão.
Sobre a DIX Aeroportos
A DIX Aeroportos é responsável pela administração, manutenção e operação do Aeroporto de Fernando de Noronha, atuando com foco em segurança, sustentabilidade e melhoria contínua da infraestrutura aeroportuária. A empresa segue rigorosos padrões técnicos e regulatórios, contribuindo para o desenvolvimento e a conectividade da região.”









