Da Redação do Blog – Na madrugada desta sexta-feira (19), um apagão cibernético de proporções globais atingiu computadores e interrompeu operações em diversos setores essenciais, incluindo aviação, serviços bancários e saúde.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) declarou que alguns sistemas foram temporariamente afetados, mas a maioria das instituições já havia normalizado seus serviços. O Banco Central do Brasil informou que seus sistemas estavam operando normalmente, bancos e fintechs brasileiros, como Banco Pan, Bradesco, Neon e Next, enfrentaram problemas em seus aplicativos devido a um apagão cibernético global. Clientes relataram dificuldades para acessar os serviços e realizar pagamentos.
O Bradesco confirmou que seus canais digitais ficaram indisponíveis em razão do incidente.
Problemas semelhantes foram relatados em bancos de outros países, como o Commonwealth Bank na Austrália e a Capitec na África do Sul, que enfrentaram interrupções em suas operações. Além disso, mesas de negociação de petróleo e gás em Londres e Cingapura também foram impactadas pelo apagão.
Falha na segurança
Investigações preliminares indicam que a falha se originou em sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética que fornece serviços para a Microsoft. Uma atualização no software “Falcon”, utilizado para detecção de invasões hacker, apresentou uma falha que bloqueou o Microsoft Windows e desestabilizou aplicativos como Microsoft Teams e PowerBI.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/3/o/znwgZiQEWkGwELpGVghg/app-do-bradesco-fora-do-ar.jpg)
Confira algumas reclamações
Bradesco morreu
— 𝙺 (@kauazinncec) July 19, 2024
Vc com toda sua grana no Neon Nem a opção de ajuda está funcionando. Caras, servidores estão fora! Não mude senha nenhuma. Insistam de 30 em 30 minutos. pic.twitter.com/49MxImcYrx
— bruomc (@bruomcv4) July 19, 2024
Logo no dia de receber o aqüé, o app do @Bradesco tá dando erro no acesso. 😡😡
Que perturbação!!!— IIAN IIQUEDA (@oianteles) July 19, 2024