Do G1 — Trinta e cinco mil pessoas, entre moradores e turistas que passam o fim de ano em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, estão sem água nas torneiras. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o serviço foi suspenso por causa de uma ação de bandidos que invadiram uma estação de tratamento, renderam funcionários e roubaram equipamentos.
Por meio de nota divulgada nesta quarta (29), a Compesa informou que o crime ocorreu na noite de terça (28), na Estação de Tratamento de Água (ETA) Amaraji, em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul do estado.
Essa unidade é a responsável pelo abastecimento da cidade prejudicada. A prefeitura de Tamandaré confirmou a falta de água e moradores se queixaram, pelas redes sociais, do problema em algumas áreas.
“A prefeitura de Tamandaré confirma o fato e informa que já fez esforços com a Compesa para o rápido restabelecimento do fornecimento de água no município”, informou o comunicado divulgado pela administração municipal.
Na nota, a Compesa disse, ainda, que os cinco homens levaram cabos elétricos e outros componentes que impossibilitaram o funcionamento do sistema.
Técnicos deram início a um levantamento de danos e prejuízos. Por isso, segundo a companhia, ainda não é possível fazer uma previsão sobre a retomada dos serviços de abastecimento na cidade.
Por meio da assessoria de comunicação, a Compesa informou que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, “para que o fato seja apurado e, os envolvidos, identificados e punidos”.
“A Compesa está empenhada adotando todas as providências com a máxima agilidade, possibilitando assim, a retomada do fornecimento de água de Tamandaré o mais breve possível”, disse o comunicado da empresa.
O g1 entrou em contato com as polícias Militar e Civil para saber se foi registrada uma queixa do roubo de equipamentos.
A PM disse que não foi acionada e a Polícia Civil disse que registrou, a ocorrência de roubo a estabelecimento comercial ou de serviço.
“A vítima, um homem de idade não informada, foi rendido na Estação de Tratamento de Água na cidade de Rio Formoso por desconhecidos que subtraíram fios de cobre do local. As investigações foram iniciadas e seguem até elucidação do caso”, disse a corporação, por meio de nota.