Por Ricardo Antunes — Ao que tudo indica, o presidente Bolsonaro terá que exibir uma nova rodada de truques para tentar tumultuar o processo eleitoral. Durante a primeira sessão do ano, nesta terça-feira , o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, mostrou que as Instituições não esqueceram os arroubos do presidente, que foi criticado devido ao vazamento de informações da investigação sigilosa sobre um ataque hacker contra o órgão.
“Tivemos que tomar uma série de providências de reforço da segurança cibernética dos nossos sistemas para nos protegermos. Faltam adjetivos para qualificar a atitude deliberada de facilitar a exposição do processo eleitoral brasileiro a ataques de criminosos”, criticou o ministro.
Segundo Barroso, a atitude de Bolsonaro ajudou “milícias digitais e hackers” que queriam invadir o sistema do TSE. “Ninguém fornece informações que possam facilitar ataques, invasões, e outros comportamentos delituosos. Tudo aqui é transparente, mas sem ingenuidades”, ressaltou.
“Sempre lembrando que informações sigilosas que foram fornecidas à Polícia Federal para auxiliar uma investigação foram vazadas pelo próprio presidente da República em redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo o mundo que queiram invadir nossos equipamentos”, completou
Para bom entendedor o recado está bem claro.
Anotem, por favor.
UNIÃO
No encontro com o pré-candidato ao governo de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), Lula defendeu uma união do “grupo progressista”. Não vai ser fácil. Boulos tem chances de vencer a disputa e não quer abdicar da candidatura em nome de Fernando Haddad (PT). Além disso, o PSOL é contra uma aliança com o ex-tucano Geraldo Alckmin.

MARKETING
Ao contrário de outras campanhas, Lula não terá um “super marqueteiro”. A propaganda petista será comandada pelo jornalista Augusto Fonseca, da agência MPB Estratégia & Criação, que já participou das campanhas de FHC em 1994 e de Aécio Neves em 2014.
RACHA
Em reunião da executiva nacional do Cidadania, a votação sobre a federação com o PSDB acabou empatada: 10 votos a favor, 10 votos contrários e uma abstenção.
REJEIÇÃO
Lideranças do partido também rejeitaram as possibilidades de federação com o Podemos (11 a 9, com uma abstenção) e com o PDT (11 a 8, com duas abstenções) — Carlos Lupi, presidente pedetista, também havia enviado uma carta à cúpula do ex-PPS sugerindo a aliança.

PESSIMISMO
Em evento no banco Credit Suisse, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a proposta que tramita no Senado para criar um fundo de estabilização para reduzir o preço da gasolina deu errado em 80% dos países.
IDEIA
Segundo o ministro, os R$ 120 bilhões estimados para bancar a medida são três vezes mais que o orçamento do Bolsa Família. “É mais fácil erradicar a pobreza”, disse ele.
PRESSÃO
Com a explosão de casos da Ômicron e da gripe influenza, crescem relatos de agressões verbais e físicas a médicos e enfermeiros por pacientes e acompanhantes, que se queixam de mau atendimento sem levar em conta a sobrecarga de trabalho e o esgotamento físico e psíquico dos profissionais.

TURISMO
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, assinaram contratos de financiamento no valor de R$ 886,9 milhões para reforma dos aeroportos nas cidades de Recife (PE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Os recursos também serão utilizados na construção de um complexo turístico no centro histórico do Recife.
INVESTIMENTO
Segundo o ministro, no Recife três novos hotéis estão sendo construídos. A aposta dos empreendimentos é que a recuperação econômica do turismo seja relativamente rápida, principalmente no turismo de natureza.
LIVE
Após participar do salvamento da menina Nicole, de 8 anos, atacada por um tubarão em Fernando de Noronha, o médico Tiago Simão fez uma forte crítica à precariedade do sistema de saúde do local. Amanhã, às 21h, no Instagram do blog ele dará mais detalhes sobre as dificuldades e a conjunção de boas coincidências que permitiram salvar a garota.
FOTO DO DIA:








