Do UOL — O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou hoje que o início das aulas para crianças, com idade entre 5 e 11 anos, será adiado. Marcado inicialmente para 3 de fevereiro, a data passara para o dia 14. A intenção, segundo Kalil, é garantir que essas crianças iniciem o ano letivo imunizadas contra a covid-19. Também por isso, o prefeito fez um apelo para que os pais e familiares levem os pequenos para vacinar. A capital mineira também anunciou uma outra medida para conter o avanço da doença. A cidade não terá feriado durante o Carnaval. O objetivo é que Belo Horizonte siga uma rotina normal no período.
Por isso, o prefeito pediu que o comércio funcione normalmente. “Queremos uma cidade normal no Carnaval”, afirmou. O Sindilojas-BH (Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte) informou, porém, que o funcionamento deve ser normal no sábado, dia 26 de fevereiro. No domingo (27), segunda (28) e terça-feira (1), não haverá trabalho. Na Quarta-Feira de Cinzas (2) a previsão é de comércio fechado pela manhã, com retorno às atividades a partir de 12 horas.
Além disso, Kalil anunciou que a partir da próxima segunda-feira (31), além do atestado de vacinação contra a doença, as pessoas também deverão apresentar testes negativos de covid-19 para entrar em eventos. De acordo com o prefeito, 85% dos internados na rede pública da cidade são não vacinados. Os outros 15% são pessoas com comorbidades. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, para pacientes com covid-19, está em 82% — em alerta máximo. O índice médio de transmissão, porém, está em 1,15, no nível de alerta.
“Quem não usar máscara, quem não limpar a mão, quem não tomou o ciclo completo de vacina, vai pagar o preço”, disse.







