Da Redação do Blog – O deputado federal e presidente nacional do PSL Luciano Bivar, a deputada estadual de São Paulo Janaina Paschoal e outros políticos, entidades, empresários e autoridades falaram com carinho da vida e obra do empresário Ricardo Brennand, que se foi hoje (25) aos 92 anos. Confira na íntegra as notas e os depoimentos:
Luciano Bivar, deputado federal e presidente nacional do PSL:
Ricardo Brennand foi um exemplo de tenacidade e trabalho durante toda uma vida. Sempre correndo o risco com seus proprios recursos, venceu todos os obstáculos, sem que para isso caminhou na esteira do estado ou de outras facilidades para realizar seus ideais como empresário.
Dizer também, que foi um patrono da arte, deixando um legado sem tamanho para cultura do nosso estado foi sem duvida uma dávida do céu te-lo em nossos caminhos da vida.
Janaina Paschoal, deputada estadual de São Paulo:
“Conheci o Castelo, belíssimo! Belíssima também toda a coleção! Meus mais sinceros sentimentos aos familiares e a Pernambuco, terra que considero minha também!”
Anderson Ferreira, Prefeito de Jaboatão dos Guararapes:
“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ricardo Brennand na madrugada de hoje. Engenheiro e empresário de imensa notoriedade em nosso estado, Ricardo nos deixa um grande e importante legado nas áreas da cultura e economia. Nossos sentimentos à família, amigos e admiradores.”
João Carlos Paes Mendonça, empresário:
“É uma perda imensa para todos. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Há menos de dois meses, ele me visitou na JCPM e pudemos conversar longamente sobre vários assuntos. Foi nosso último encontro. Era uma pessoa com quem tinha um relacionamento de amizade e admiração. Deixa um legado tanto no setor empresarial quanto cultural, através do Instituto que leva seu nome. Pensando na coletividade, batalhou o quanto pode para a criação do hospital do Instituto do Fígado, obra que, se Deus quiser, será concluída”
Antônio Campos , presidente da Fundaj:
“Ricardo Brennand deixa um grande legado . Aliou de forma ímpar um enorme sucesso empresarial a uma grande sensibilidade cultural. Foi mais que um colecionador , foi alguém que contribuiu de forma generosa com a comunidade, criando um instituto de sucesso internacional, escolhido pelo público como um dos melhores museus do mundo. Minha solidariedade a família e a todos que fazem o grupo e o instituto, que o imortalizou”.
Alfredo e Sandra Bertini- Direção do Cine PE:
A Direção do Cine PE e todos que fazem nosso evento, compartilhamos com esse momento de pesar que se abate sobre a cultura pernambucana, em virtude do falecimento de Dr. Ricardo Brennand.
Nossas condolências à famila enlutada, na certeza do reconhecimento geral pela grande contribuição por ele deixada, não apenas no campo da Cultura, como no desenvolvimento econômico de Pernambuco.
Bruno Araújo, presidente do PSDB Nacional:
É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o engenheiro, industrial e colecionador pernambucano Ricardo Brennand.
Um brasileiro à frente de nosso tempo. Um homem apaixonado pela família e pela arte, grande nos gestos e nas obras.
Em vida se tornou uma especial referência. O Instituto Ricardo Brennand, um complexo arquitetônico e cultural único em Pernambuco, considerado um dos mais importantes museus da América do Sul, é um de seus legados de amor a seu estado.
Deixo aqui a minha solidariedade a Dona Gracita, sua companheira ao longo da vida, aos filhos, netos e bisnetos, aos seus inúmeros amigos e, também, ao povo pernambucano que hoje se despede deste industrial, patrono das artes e que agora se incorpora à história de ícones pernambucanos. Guardaremos com afeto todas as lembranças.
Terezinha Nunes, ex-deputada estadual de Pernambuco:
Pernambuco está de luto. Perdeu hoje um dos seus filhos mais ilustres: o empresário Ricardo Brennand, mais um brasileiro vitimado pelo coronavírus. Figura dulcíssima, ele dedicou grande parte de sua vida a construir, primeiro como colecionador, e depois com obras de pedra e cal, um grande legado que deixa para o Recife, o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. O local é hoje uma das nossas principais atrações turísticas, gerando emprego e renda para nossa população. O gesto do empresário e amigo o coloca no patamar dos grandes empresários mundiais que, no final da vida, deixam grande parte do que juntaram para a sociedade, colocando o bem ao próximo acima dos interesses particulares. Deus o receba em sua eterna glória.
Fernando Bezerra Coelho (senador), Fernando Coelho Filho (deputado federal), Antonio Coelho (deputado federal) e Miguel Coelho (prefeito de Petrolina):
Passamos por um duro momento em que os acontecimentos pesarosos se avolumam a todo instante. Hoje, é mais um desses dias, quando já amanhecemos com um sentimento de profundo pesar pela partida de um grande brasileiro, Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário de sucesso e entusiasta das artes, Brennand deixa um legado incalculável em diversas frentes.
Propiciou o desenvolvimento de nosso estado, gerando riqueza e empregos. Incentivou a cultura e a educação ao fundar um esplendoroso centro de artes no Recife, o Instituto Ricardo Brennand, patrimônio que atrai turistas de todos os cantos e leva o nome de Pernambuco além-fronteiras. Essas são apenas algumas das marcas deixadas na história de nossa terra por esse grande brasileiro.
Nós familiares estamos enlutados, sabemos também que toda a sociedade pernambucana sente essa triste partida. Resta-nos o alento de lembrar que seu legado segue perene e motivo de orgulho ao povo nordestino. Descanse em paz, Ricardo Brennand.
Silvio Costa Filho (deputado federal) e família:
Foi com tristeza que recebi a notícia da morte de Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário, colecionador e fundador do Instituto Ricardo Brennand, ele era uma referência do Estado e do Brasil.
Pernambuco perde muito com o falecimento dele. O seu legado, com toda certeza, ficará no coração de todos nós. Nossa solidariedade à família e aos amigos que ele reuniu ao longo da vida.
Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco:
Cumpre-nos registrar o falecimento de dr Ricardo Brennand ,ex diretor,muito atuante de nosso sindacucar . Pernambuco está consternado por essa dolorosa perda. Um Engenheiro, Empreendedor de muito destaque,Realizador e inovador . Pessoa generosa , simples e muito humana. Pertencia a uma geração de engenheiros que dignificaram muito o nosso estado e o Brasil . Que Deus o tenha em Justo descanso . O Nosso Sindacucar está de luto.
Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco:
Lamentamos, em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o falecimento do engenheiro, empresário e colecionador Ricardo Brennand, que nos deixou aos 93 anos neste sábado (25). Brennand deu contribuição inestimável aos pernambucanos com seu trabalho no setor produtivo, em indústrias de aço, cimento, vidro e açúcar. Entretanto, foi com o Instituto Ricardo Brennand que ele deixou sua marca maior para a nossa cultura. Um museu reconhecido no Mundo inteiro, há 18 anos recebe gerações de estudantes e pessoas de todas as idades que podem mergulhar na nossa História. A fatalidade de ter sido vitimado pela epidemia que aflige a nós e a comunidade internacional só acentua a dor da separação. Mas esperamos que Deus ilumine seus familiares e amigos. Estejam certos de que Pernambuco agradece por tudo que Ricardo Brennand fez pela nossa gente.
Conselho Regional de Engrenha e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE):
É com profundo pesar que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE, registra o falecimento do engenheiro civil e mecânico, empresário pernambucano, Ricardo Brennand.Falecido na madrugada deste sábado, 25.04, aos 92 anos de idade, entra para a história como um dos maiores empreendedores do Estado, e como filantropo, fundador do Instituto Brennand, deixa legado de inestimável valor artístico para Pernambuco.Ricardo Brennand honrou a prática da engenharia, dignificando-a em todo o Brasil. Apresentamos nossa solidariedade à família, aos amigos, por essa irreparável perda.







